Conheça as táticas mais usadas pelos criminosos e previna-se

O WhatsApp é um aplicativo de mensagens que a grande maioria das pessoas utiliza, independentemente da idade. O Pix (Sistema de Pagamentos Instantâneos criado pelo Banco Central do Brasil), também teve uma grande adesão de usuários nos últimos anos, facilitando o dia a dia com pagamentos instantâneos. 

Você sabe o que essas duas ferramentas têm em comum, além da praticidade? Ambas têm atraído cada vez mais criminosos que aplicam os mais variados tipos de golpes, e é sobre isso que vamos falar no post de hoje.

 

Conheça os golpes do Pix

O Pix é um dos avanços tecnológicos mais recentes da atualidade e tem ganhado muitos adeptos diante das vantagens que o sistema de pagamento oferece. Porém, é importante estarmos atentos às tentativas de fraudes e golpes que podem ser aplicadas na plataforma. Confira os golpes mais praticados atualmente e os cuidados que você deve ter para se proteger:

 

Falsa central de atendimento

Por meio de uma ligação, SMS ou e-mail, alguém entra em contato com você, diz ser o funcionário da instituição financeira que você tem conta e pede a confirmação de alguns dados, como número da conta e agência, CPF e senha bancária, e em alguns casos códigos de segurança (por exemplo: Token, QRCode) para realizar a atualização do seu cadastro ou desfazer uma transação que você desconheça.

Com a posse das suas informações bancárias, o golpista consegue acessar a sua conta e realizar transações bancárias via Pix.

Como se prevenir? Nunca forneça informações pessoais a terceiros. E, caso seja necessário passar alguma informação, certifique-se de fazer isso através de canais oficiais ou pessoalmente na agência.

 

Comprovante de Pix falso

Normalmente, esse golpe é aplicado entre pessoas que não têm uma relação próxima de contato ou em situações de compra e venda. O criminoso, para comprovar que realizou uma transferência ou pagamento, envia um comprovante falso. Desta forma, o criminoso engana a vítima e leva o produto ou consome um serviço, sem pagar por isso.

Como se prevenir? Esteja atento à instantaneidade da operação, evite aceitar pagamentos agendados e confira sempre o seu extrato bancário para saber se o valor caiu realmente na sua conta. A transferência ou pagamento pode levar até 10 segundos para ser creditada na conta recebedora.

 

Golpe do Pix errado

Ainda se tratando de comprovante de pagamento, nesse crime, o golpista entra em contato com você dizendo que realizou um Pix errado para a sua conta. Para confirmar, ele envia o comprovante de depósito e pede para que você faça o reembolso. Você transfere o dinheiro e, quando percebe que era mentira, já é tarde demais.

Como se prevenir? Confira o extrato do seu saldo bancário e verifique se, de fato, foi feito algum depósito por engano. Lembre-se: o Pix é uma transação instantânea. Logo, se essa pessoa realmente cometeu esse erro, o valor vai estar na sua conta em poucos segundos.

 

O falso empréstimo

Como diz o ditado, "quando a esmola é demais, o santo desconfia”. Então, tenha cuidado ao receber ofertas de empréstimos: você pode estar sendo vítima de um golpe.

Nesse caso, uma pessoa entra em contato oferecendo um empréstimo imperdível. Mas, para receber o valor, você precisa primeiro realizar uma transferência para pagamento de taxas de abertura de cadastro. A vítima faz a transferência, e infelizmente, fica sem o dinheiro transferido e sem o empréstimo prometido pelo golpista.

Como se prevenir? Cuidado com abordagens que oferecem empréstimo ou crédito consignado mediante o pagamento antecipado de taxas. As instituições financeiras não atuam dessa forma e sempre que possível, faça este tipo de transação presencialmente na sua agência ou através dos canais digitais oficiais de sua instituição financeira.

 

Fique atento aos golpes no WhatsApp

Não muito diferentes dos golpes do Pix, no WhatsApp os criminosos utilizam táticas fraudulentas comuns que podem acabar gerando muita dor de cabeça aos usuários. Confira a seguir os principais golpes realizados no aplicativo de mensagens e como prevenir-se:

 

Roubo da conta

O criminoso se passa por algum conhecido seu ou até mesmo oferece uma oferta imperdível com um link aparentemente inofensivo. Na mensagem, há a sugestão para que você clique no link e, ao clicar, seu WhatsApp é roubado.

Como se prevenir? Evite clicar em links, mesmo que sejam de pessoas conhecidas.

 

Ofertas imperdíveis e presentes inesperados

Você recebe uma mensagem sobre uma oferta imperdível ou dizendo que você ganhou algum prêmio ou brinde especial. Para receber o presente ou ter direito à oferta, é necessário compartilhar a mensagem com o máximo de contatos possíveis.

Normalmente, conversas assim também têm links que te direcionam para "retirar o prêmio". Ao clicar, sua conta é clonada e você pode ter seus dados expostos.

Como se prevenir? Tenha cuidado para não clicar em links suspeitos e não compartilhe esse tipo de mensagem para que outras pessoas também não tenham os seus dados comprometidos. Sempre desconfie de benefícios que surgem repentinamente, por mais vantajosos que eles aparentem ser.

 

Golpe do número novo

Nesse caso, o criminoso utiliza fotos retiradas de redes sociais, entra em contato com você, se passando por algum conhecido seu. Normalmente, o discurso é o mesmo: ele se apresenta, diz que trocou de número e que está precisando de ajuda porque não conseguiu realizar um pagamento urgente no banco.

Em seguida, pede para que você faça essa operação e que, em breve, o dinheiro será devolvido. Ele envia os dados para a transferência para um terceiro e você, acreditando ser mesmo o seu conhecido, é enganado.

Como se prevenir? Desconfie desse tipo de pedido e, caso entrem em contato com você, ligue para a pessoa que está lhe pedindo o dinheiro e confirme se a mensagem é mesmo verdadeira.

 

Para garantir a sua segurança, todo cuidado é importante

Esses são os principais golpes aplicados via WhatsApp ou Pix, mas existem outros além desses. Por isso, tenha cuidado ao receber qualquer mensagem suspeita e adote medidas protetivas para evitar ser a próxima vítima.  

Além das dicas que demos ao longo do post, ative a verificação em duas etapas dos seus aplicativos, não acesse sites desconhecidos e faça o cadastro das suas chaves Pix apenas em canais que realmente confie. Uma boa prática também é ser discreto nas postagens em redes sociais e somente permitir aos seus contatos visualizarem seus conteúdos. Para mais dicas de segurança, acesse nossa página exclusiva.  

Caso precise entrar em contato com a gente, utilize apenas os canais oficiais do Sicredi.

Veja também

Publicado há 2 anos, em 24/01/2022

De onde vem o patrimônio da Cooperativa? Do Capital Social!

Publicado há 2 anos, em 14/12/2021

Sicredi neutraliza Emissões de Gases de Efeito Estufa

Publicado há 1 mês, em 20/03/2024

Descomplicando o Imposto de Renda: o que é, prazo e quem deve …