Propriedade Sustentável

O Programa busca trazer melhores resultados financeiros e de qualidade de vida aos participantes.

Objetivo

O objetivo do programa é fomentar o empreendedorismo sustentável, promovendo a evolução da propriedade rural, por meio de transformações que possibilitem seu desenvolvimento continuado, bem como de seus núcleos familiares, com vistas a melhorar os resultados.

Estratégia para 2022: Retomar o programa a partir de uma nova metodologia, considerando a fase atual de gestão do produtor rural. Nesta metodologia a propriedade rural identificará seu grau de gestão e organização, encaminhando para nível de capacitação que iniciará no programa.

Metodologia

O programa inicia em maio de 2022, e pode ter duração de até 14 meses, dependendo do nível que a propriedade ingressar no programa, e conta com parceiros para o desenvolvimento e medição dos resultados.

Na nova metodologia existem três níveis de capacitação. No primeiro nível intitulado D’Olho na Propriedade, trata o desenvolvimento de competências básicas sobre o descarte, organização, higiene e ordem mantida. No segundo nível, chamado Qualidade Total Rural – QTR, capacitando o empresário rural para a implementação da Gestão da Qualidade em sua propriedade. E no terceiro nível, a Consultoria Técnica Especializada e Gestão Financeira, visando a melhoria de processos e produtos e/ou à introdução de inovações no seu empreendimento e, consequentemente, no mercado.

O programa é aplicado por consultores do Sebrae. Além dos encontros coletivos presenciais regionalizados, terão momentos de consultoria individual em cada propriedade.

O Programa Propriedade Sustentável já foi reconhecido como uma Boa Prática da FAO e também premiado com o troféu Depois da Porteira, iniciativa instituída pela Federasul.

 

Saiba mais

Clique aqui e acesse o e-book do Programa Propriedade Sustentável.

Notícias Relacionadas

Propriedade Sustentável - Sicredi e Sebrae

10 de Março de 2020 às 22:12

Sicredi forma oitava turma do Propriedade Sustentável

Premiação estadual reconhece apoio da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG ao agronegócio

23 de Setembro de 2020 às 16:35

Premiação estadual reconhece apoio da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG ao agronegócio