De onde vem o patrimônio da Cooperativa? Do Capital Social!

Em uma Cooperativa, é o capital social que contribui para o suporte das atividades financeiras da instituição, viabilizando as operações e negócios, permitindo que ela consiga ter sua autonomia financeira, garantindo o seu funcionamento. Assim, o capital social é uma garantia para o atendimento ao associado, que pode usufruir de todos os produtos e serviços oferecidos.

Dentro das cooperativas de crédito, o capital social funciona como a principal fonte para a formação do patrimônio, sendo o que sustenta o empreendimento. Então, quanto mais o associado investe, maiores serão os valores que a instituição pode fornecer em créditos.

O capital social é constituído pela integralização de quotas-partes dos associados, ou seja, pelo valor que eles investem ao aderirem à Cooperativa. Ele tem rentabilidade anual maior que a poupança e é creditado direto na cota-capital.

Portanto, o capital social gera resultados coletivos, tanto para o associado como para a Cooperativa. É uma forma de rentabilidade e segurança a longo prazo, além de ser uma forma de distribuição dos resultados, que são destinados proporcionalmente ao valor que cada associado possui. Esta remuneração reafirma a força do cooperativismo de crédito e a transparência na gestão, da mesma forma que valoriza a participação do associado no seu empreendimento e contribui diretamente para a economia local e regional.

Sem nunca esquecer que o capital social é do associado e há a possibilidade de sacar o recurso quando está aposentado, acima dos 60 anos ou quando tiver mais de 15 anos de associação.

Para quem ainda não é associado, pode aproveitar e conhecer este e os demais benefícios de fazer parte da Cooperativa. Procure uma agência do Sicredi e tire suas dúvidas!

Veja também

Publicado há 1 ano, em 28/11/2022

Conheça as táticas mais usadas pelos criminosos e previna-se

Publicado há 2 anos, em 14/12/2021

Sicredi neutraliza Emissões de Gases de Efeito Estufa

Publicado há 28 dias, em 20/03/2024

Descomplicando o Imposto de Renda: o que é, prazo e quem deve …