Sicredi intensifica oficinas de educação financeira em Minas Gerais

Realizadas em Paraisópolis, Santa Rita do Sapucaí, Pouso Alegre, Cambuí e Wenceslau Braz, oficinas contemplaram em torno de 250 participantes em novembro e dezembro

Trabalhar a educação financeira, com diferentes perfis de públicos, tem se tornado uma demanda cada vez mais presente no Sicredi. Isso porque o tema vai muito além de ensinar a economizar e evitar gastos desnecessários, mas está ligado à busca por mais segurança, sustentabilidade e qualidade de vida. Por isso, com o propósito de levar informação aos associados e à sociedade acerca da educação financeira, contribuindo para formar cidadãos mais conscientes e preparados para administrar suas finanças, o Sicredi oportuniza oficinas personalizadas sobre o tema, adequando o conteúdo conforme a necessidade apontada pelos associados.

Um exemplo foram as capacitações realizadas em Minas Gerais, nos meses de novembro e dezembro – em Paraisópolis, quatro oficinas atenderam a equipe do Hospital Frei Caetano; em Pouso Alegre, o foco foram os alunos da creche Irmã Esther Parreira, do bairro São João, e os profissionais da Stussi e Vasconcelos Advogados; em Cambuí, participação do Sicredi na Semana do Empreendedor; em Santa Rita do Sapucaí, parceria com os estudantes do curso de Pedagogia do Centro Superior em Gestão, Tecnologia e Educação (FAI); já em Wenceslau Braz, município atendido pelas agências de Itajubá, o conteúdo foi levado aos colaboradores do Laticínio Santanata. No total, cerca de 250 pessoas foram impactadas pela iniciativa.

Para a coordenadora pedagógica da creche Irmã Esther Parreira, Suellen Sílvia Souza, receber a oficina foi muito valioso para o aprendizado das crianças, que, desde cedo, estão aprendendo a ter uma relação saudável com o dinheiro. “O projeto trouxe novos conhecimentos para os nossos alunos. Eles participaram de forma ativa e houve bastante interação durante as conversas. As crianças adoraram o vídeo da Turma da Mônica, a visita do Poupedi e o cofrinho que ganharam de presente. Ações como essa contribuem para a formação de novos cidadãos e esses aprendizados ficarão interiorizados para sempre na vida das crianças”, ressalta.

O gerente da agência do Sicredi em Paraisópolis, Alisson Richter, menciona o papel da educação financeira na promoção da qualidade de vida das famílias. “O principal objetivo é gerar consciência, falar sobre o comportamento com o dinheiro, sobre crenças, compras por impulso, o impacto das redes sociais e das emoções na hora das decisões, e, principalmente, sobre a construção de novos hábitos, mostrando a importância do planejamento para o futuro. Reforço o nosso interesse em atender aos associados e a comunidade nesse tema tão importante, onde promovemos as oficinas de forma personalizada, de acordo com a necessidade do público. Dessa forma, nós contribuímos para uma sociedade mais próspera”, finaliza.

Saiba mais sobre o programa de Educação Financeira do Sicredi clicando aqui.

Veja também

Publicado há 4 meses, em 29/11/2023

Semana ENEF: Sicredi é a instituição que mais realizou ações de educação …

Publicado há 11 meses, em 01/06/2023

Mais de 3,7 mil pessoas são impactadas com as ações da Semana …

Publicado ontem - 26/04/2024

Sicredi lança relatório “Sondagem de Safras”