Semana ENEF: Sicredi é a instituição que mais realizou ações de educação financeira nos últimos dois anos no Brasil

Nas edições de 2022 e 2023, 65% das iniciativas realizadas na Semana Nacional de Educação Financeira foram da instituição financeira cooperativa

O Sicredi realizou 4.742 iniciativas nas edições da Semana Nacional de Educação Financeira em 2022 e 2023, alcançando mais de 20 milhões de pessoas. Os dados são do relatório divulgado pelo Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF), organizador do evento anual. Em uma média das duas mais recentes edições, a instituição foi responsável por realizar 65% do total de ações do Sistema Financeira Nacional. A instituição financeira cooperativa atuou com ações e abordagens focadas nas ciências comportamentais para impulsionar o tema “Resiliência Financeira”.

“O objetivo principal das iniciativas de educação financeira do Sicredi é incentivar a mudança de comportamento das pessoas em relação ao uso do dinheiro, estimulando uma gestão mais consciente e responsável das finanças. Entendemos que a educação financeira é fundamental para criação de hábitos saudáveis desde a infância, por isso, participamos da Semana ENEF desde 2016, assim como promovemos o tema perenemente por meio de nossas 105 cooperativas em todo o Brasil”, César Bochi, diretor presidente do Banco Cooperativo Sicredi.

Em 2022, por exemplo, o setor cooperativista foi responsável por 92% das iniciativas da Semana ENEF. Dentre elas, o Sicredi lançou a campanha “Vida financeira não é sorte, é conhecimento”. Por meio da campanha, as cooperativas fizeram atividades locais de educação financeira em diferentes formatos e conectadas com a realidade das regiões onde atuam, como palestras, seminários, workshops, oficinas, cursos, sessões de orientação financeira, feiras e outros.

Já em 2023, foi lançado um universo do Sicredi no Roblox, um jogo no metaverso que visa trabalhar, de forma lúdica, a educação financeira e o cooperativismo com crianças e adolescentes. Desenvolvido pelo Lab de Inovação do Sicredi em parceria com a Fundação Sicredi, o jogo, chamado “Universo S902”, proporciona uma experiência durante a qual crianças e adolescentes podem interagir com os habitantes do universo, desenvolver atitudes cooperativas que os recompensam, fazer compras valorizando o comércio local, aprender a usar um caixa eletrônico, entre outras. Desde o lançamento, 4,7 mil crianças já foram impactadas pelo jogo.

O Sicredi, também por meio da sua Fundação, intensificou a parceria com a Mauricio de Sousa Produções, lançando experiências de educação financeira na Vila da Mônica, em Gramado – RS, um parque temático da Turma da Mônica inaugurado em outubro de 2022. A experiência proporciona aos visitantes vivências sobre o tema de educação financeira em diversas atrações, além da possibilidade de responder a um quiz sobre o tema e levar para casa um gibi da coleção que já teve a distribuição, desde 2019, de mais de 8 milhões de exemplares. 

Educação Financeira na Sicredi Conexão

Presente em todos os municípios da área de atuação da Sicredi Conexão, o programa Educação Financeira, desenvolveu 193 ações durante a Semana ENEF, impactando presencialmente 3.718 pessoas. As atividades atenderam diversos públicos, desde escolas, comércio em geral, Pessoas Físicas e voltadas ao agronegócio. Também, as equipes responsáveis pela Semana Enef concederam entrevistas em rádios e explicações em podcasts. Além disso, no digital a série de vídeos de educação financeira começou a ser veiculada, somando até o momento 40 mil visualizações nas redes sociais da Cooperativa.

Veja também

Publicado há 11 meses, em 01/06/2023

Mais de 3,7 mil pessoas são impactadas com as ações da Semana …

Publicado há 1 ano, em 29/12/2022

Sicredi Conexão conta com participação de 1,6 mil pessoas na Semana ENEF

Publicado ontem - 26/04/2024

Sicredi lança relatório “Sondagem de Safras”