Rodeio Bonito/RS: O voluntariado como doação de amor

Com mais de 40 assistidas no município, Liga Rodeiense de Combate ao Câncer, inspira pela união de diversas voluntárias durante a luta contra a doença

As intensas atividades diárias, profissionais e pessoais, não são empecilho para um grupo de mulheres de Rodeio Bonito/RS doarem carinho e amor às pessoas acometidas pelo câncer. No município, a Liga Rodeiense de Combate ao Câncer é quem atua com mais de 40 assistidas durante após o tratamento oncológico, ofertando suporte emocional e físico às pacientes.

A entidade foi fundada, após inspiração no programa de relacionamento da Sicredi Conexão, “Sicredi Mulher”, e através de incentivos recebidos durante o programa, a então participante, Marinez Carbolin, reuniu um grupo de voluntárias para iniciar as ações e ajudar as pessoas que possuíam a doença. Atualmente, quem preside a entidade é Marivete Terezinha Battisti, que, por meio de sua mãe, pôde conhecer mais sobre a realidade da Liga em Rodeio Bonito/RS.

– Depois que minha mãe faleceu, fui convidada a assumir esta função dentro da entidade. Como estou aposentada, aceitei o desafio e sou feliz por esta oportunidade. Isso porque, a Liga nos mostra que sozinhos não somos nada, precisamos uns dos outros. Este trabalho me ajuda a ser melhor, pois a gratidão que recebemos das assistidas, não tem dinheiro que pague. Sou realizada por fazer este trabalho e acredito que a Liga muda a vida de quem ajuda também, não apenas de quem recebe apoio –, frisa a presidente.

A cada dia, a Liga vem conquistando mais adeptas e agregando novas pessoas para participar das ações, como é o caso de Vera Lucia Cocco. Após superar o câncer de mama, contando com o apoio da Liga, Vera agora atua como integrante da diretoria.

– Eu sentia uma dor no braço que vinha até o seio. Fiz o autoexame e notei que tinha um nódulo. Então, fui consultar, fiz a biopsia que comprovou o câncer de mama. Passei por três etapas: cirurgia para retirada do nódulo, depois as quimioterapias e as radioterapias. Foi um período muito doloroso e sofrido, porque nunca estamos preparados para viver isso. Mas hoje estou bem, graças a Deus. Por ter passado pela situação e sentido a importância de ter o apoio das pessoas neste momento difícil, hoje sou voluntária da Liga, faço parte da diretoria e ajudo as assistidas com muito amor a cada uma – ressalta Vera.

Este cuidado com quem precisa de ajuda, é mencionado também pela psicóloga Maria Cinara Di Domenico. “Cada mulher é única e, por isso, temos este olhar de acolher e cuidar do que realmente é prioridade neste momento. Cada integrante da Liga não mede esforços para atender esta demanda de mulheres que precisam de apoio, elas são acolhidas de uma forma solidária, pois a entidade contempla toda a integralidade do cuidado”, destaca a profissional.

A colaboradora do Sicredi, Vanderleia Pazini, vê nas integrantes da Liga exemplos de doação. “Elas realmente nos inspiram pelo que fazem e nos impulsionam a também queremos fazer parte de entidades e, assim, ajudarmos a transformar a sociedade onde vivemos. É muito bonito e importante o trabalho que elas desenvolvem ”, finaliza Vanderleia.

Veja também

Publicado há 1 ano, em 16/12/2022

Empreendedor nato, padre dedica tempo aos fiéis e ao turismo

Publicado há 1 ano, em 12/12/2022

Sucessão familiar e investimentos garantem evolução em propriedade

Publicado ontem - 26/04/2024

Sicredi lança relatório “Sondagem de Safras”