Empreendedor nato, padre dedica tempo aos fiéis e ao turismo

Pároco de Ametista do Sul/RS, Gilberto Giacomoni, serve de inspiração pela sua contribuição através da vocação e investimentos no desenvolvimento do município

O Município de Ametista do Sul/RS é conhecido mundialmente pelos seus atrativos turísticos. Mensalmente, milhares de pessoas visitam a Capital Mundial da Pedra Ametista, para conhecer as pedras, incluindo a maior jazida de pedra ametista do mundo, o museu, as minas, os restaurantes e as vinícolas subterrâneas, além dos demais atrativos. Entre os pontos mais visitados, está a Igreja São Gabriel, a única no mundo revestida com ametistas, com mais de 40 toneladas de pedras, tendo seu altar decorado com geodos desta preciosidade.

Uma das pessoas que contribui para a disseminação deste potencial turístico, é o padre Gilberto Giacomoni. Ordenado no fim de 1997, o pároco assumiu a paróquia de Ametista do Sul que possuía uma igreja pequena. Com seu trabalho de evangelização, o número de fiéis foi crescendo a cada celebração, o que obrigou o padre e o Conselho Paroquial a projetarem a construção de um novo espaço para receber os católicos.

Com sua visão de futuro, o pároco idealizou uma igreja diferente pensando também no turismo. O sonho tornou-se real, com a ajuda da comunidade. “Contamos com a colaboração de muitas pessoas, inclusive de famílias humildes que traziam três ou quatro pedaços de pedras que tinham na estante de casa para revestirmos as paredes. Além de ser um espaço lindo, se tornou também um ponto turístico, pois recebemos pessoas do mundo que vêm conhecer a nossa igreja”, conta. 

Além da Casa de Deus, o padre pensou também em um novo salão paroquial, construído para eventos sociais. Após estas obras, o pároco queria contribuir ainda mais com o turismo e idealizou a torre, que está em fase de conclusão. Construída ao lado da igreja, com mais de 60 metros de altura, a torre é composta por elevador e mirante para o turista poder contemplar a vista do município e da região. “As pessoas dizem que sou empreendedor, investidor. Não sei se sou, mas está no meu sangue terminar algo e já pensar em outra ação. Isso me faz bem”, afirma.

A moradora do município, Lorena Ceratti, diz que vê o padre como um empreendedor. “Ele trabalha o lado espiritual, sendo este guia que acolhe, celebra e evangeliza, mas pensa também em maneiras de contribuir com o progresso local. Ele nunca deixou de atender os fiéis por se dedicar também ao turismo, consegue dar conta de tudo”, assegura Lorena.

O Sicredi

A Cooperativa sempre está apoiando as iniciativas da Paróquia São Gabriel. “O Sicredi nos ajudou muito nestes projetos. Na época, nos deu uma moto zero quilometro para rifarmos e angariarmos fundos para construir a igreja. Para a nossa alegria, tudo o que precisamos desta Cooperativa ela está pronta a nos ajudar. Então, temos satisfação de contar com esta instituição, pois vejo o Sicredi investindo muito no desenvolvimento das pessoas, das comunidades e, no nosso caso, também no turismo local”, frisa o padre.

O colaborador Ivair Carlos Possenti, destaca a forma atuante do pároco na vida da sociedade. “Quando o padre chegou aqui, a nossa economia era voltada mais aos garimpos ‘apenas’ e depois ela começou se transformar, focando também no turismo, com a ajuda dele. Para nós, este setor é muito importante, porque é um dos fatores que movimenta nossa cidade e o padre tem grande mérito nesta transformação”, ressalta Possenti.

Veja também

Publicado há 1 ano, em 12/12/2022

Sucessão familiar e investimentos garantem evolução em propriedade

Publicado há 1 ano, em 17/11/2022

Histórias que inspiram: Rompendo barreiras e quebrando recordes

Publicado ontem - 26/04/2024

Sicredi lança relatório “Sondagem de Safras”