Histórias que inspiram: Rompendo barreiras e quebrando recordes

Colaborador da Sicredi Conexão, Leandro Cybulski, de Maravilha/SC, supera desafios e é exemplo de superação

O esporte paralímpico vem conquistando cada vez mais espaço no país e Maravilha/SC tem orgulho de contar com um representante de peso nas competições. Leandro Cybulski, é representante do município em campeonatos oficiais e a sua história teve um início que poucos imaginavam.

Devido a uma ameaça de paralisia cerebral, Leandro possui limitações de movimento no braço e perna direita, e mesmo assim, não o impediu de iniciar sua carreira no esporte. Até então, Leandro trabalhava em uma recapadora de pneus quando surgiu o convite, em 2015, pelo profissional de educação física, Douglas Lago e, a partir disso, a dupla vem conquistando reconhecimento e ultrapassando recordes em três modalidades: arremesso de peso, lançamentos de dardo e de disco. “Logo início ele me inscreveu em três competições e consegui ganhar em todas, inclusive superei vários atletas profissionais. Depois disso, o meu crescimento foi muito grande e participei de várias etapas em diversos lugares, como Curitiba/RS, Porto Alegre/RS, Vitória/ES, Rio de Janeiro e São Paulo”, recorda o atleta.

Douglas passou a atuar como técnico durante os treinamentos da semana e, com muita dedicação e empenho, características presentes na vida de Leandro, que novas marcas foram quebradas. “Na oportunidade, em São Paulo, o Leandro marcou o primeiro recorde brasileiro de lançamento de dardo. O auge dele foi em 2020, antes da pandemia. Estávamos em Vitória/ES, onde ele bateu o recorde brasileiro novamente em três provas, sendo o melhor atleta do evento. Isso foi fantástico para nós e para ele, que recebeu os troféus e deu mais forças para continuar nestes esportes”, destaca o técnico.

Nesta altura, o sonho de infância de ser jogador de futebol, impedido devido à dificuldade de locomoção, já havia sido superado. “Deus foi maravilhoso e me deu a chance de praticar outros esportes, hoje sou atleta paralímpico. Isso me proporcionou uma vida nova. Atualmente, passo nas ruas e não vejo mais preconceito, antes me sentia um pouco excluído. Isso tudo mudou muito, estou feliz por representar minha cidade, meu Estado e meu país nestas competições”, salienta.

Leandro assegura que ter saúde e a família que lhe apoia nas suas decisões, além de fazer o que gosta, é o que lhe faz feliz. “Eu tenho um filho de oito anos e ser exemplo para ele também me dá um ânimo a mais. Então, oriento aos pais que motivem seus filhos a praticarem esportes, pois competir é saudável e fazer atividade física faz bem para qualquer pessoa”, assegura.

Além de atleta, Leandro é colaborador da Sicredi Conexão. “Deus me ajudou a realizar outro sonho, trabalhar na Sicredi Conexão, Cooperativa que me ajuda a ser melhor todos os dias. Por isso, não tenho palavras para agradecer por tanta coisa boa que tenho na minha vida”, afirma.

De acordo com a gerente da agência, Josiane Gasperin, o esporte proporciona ao Leandro a vontade de competir, mas na vida profissional ele consegue ressignificar isso e focar na cooperação. “A história dele motiva muitas pessoas, justamente pela superação, pois foi uma criança que passou por dificuldades, um adolescente e um jovem que teve muitos desafios. Pessoas como ele são exemplo, tanto na vida pessoal como profissional, pois justamente no momento que apareceram as oportunidades ele não hesitou, se sentiu desafiado e soube superá-las. Hoje, além de atleta, ele atende muito bem as expectativas da Cooperativa como colaborador, o que nos alegra e inspira muito”, finaliza Josiane.

Veja também

Publicado há 1 ano, em 16/12/2022

Empreendedor nato, padre dedica tempo aos fiéis e ao turismo

Publicado há 1 ano, em 12/12/2022

Sucessão familiar e investimentos garantem evolução em propriedade

Publicado ontem - 26/04/2024

Sicredi lança relatório “Sondagem de Safras”