Rodeio Bonito/RS instala sua primeira Cooperativa Escolar

Com 47 fundadores, assembleia geral da Cooper SB, aconteceu no sábado, 27, na linha Santa Bárbara

O município sede da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG – Rodeio Bonito/RS – passa a contar com sua primeira Cooperativa Escolar. Em assembleia geral, realizada no sábado, 27, foi fundada a Cooper SB, que possui 47 associados, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Bárbara, da linha Santa Bárbara. Participaram autoridades e lideranças locais, comunidade escolar e representantes do Sicredi.

As Cooperativas Escolares, que integram os programas da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, são associações de estudantes com finalidade educativa, podendo desenvolver atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos associados, por meio de uma proposta pedagógica que incentive a prática da cooperação. A iniciativa objetiva ampliar as oportunidades de aprendizado de crianças e adolescentes, vivenciando experiências dos valores e princípios do cooperativismo.

O gerente da agência local do Sicredi, João Beltramin, destaca os benefícios que os integrantes terão em participar da Cooperativa Escolar. “Para fundar a instituição, os alunos precisaram compor todos os trâmites, como logomarca, cores, lema, normativos e estatuto. Além da parte burocrática, através da Cooperativa Escolar ainda temos o projeto da horta (para produzir hortaliças), da estufa (para produzir flores) e da cozinha (para fazer conservas), o que ajudará na lucratividade. Temos certeza que a Cooperativa veio para transformar esta comunidade e sabemos que ela vai ajudar também a formar grandes líderes, sendo uma oportunidade para os associados evoluírem”, esclarece o gerente.

Com a expectativa da realização de um bom trabalho, a adesão da comunidade escolar foi grande, assim como a aceitação dos alunos que foi de 100%. “Isso demostra o grande envolvimento e a motivação de todos eles. Está havendo dedicação, integração e cooperação, o que é muito importante para que a Cooper SB siga andando da melhor forma possível. Isso está acarretando em um grande aprendizado a todos os associados, o que garantirá um ótimo futuro a eles. Graças ao apoio incondicional do Sicredi este sonho se tornou realidade”, justifica a professora orientadora, Lidiane Taschetto.

As vantagens que a Cooperativa proporciona é citada também pela presidente da Cooper SB, Maria Eduarda Giordani. “Me sinto muito honrada de estar participando desse processo, porque só nos traz benefícios. As ações focam no empreendedorismo, na liderança e no cooperativismo, tudo o que nos ajudará a crescermos e prosperarmos como pessoas e profissionais, o que nos ajudará a termos um amanhã melhor”, explica.

O programa

A iniciativa está presente na Cooperativa desde 2018, já tendo sido fundadas duas em Erval Seco/RS, uma em Planalto/RS, uma em Palmitos/SC, uma em São Carlos/SC e uma em Rodeio Bonito/RS. Estão em processo de fundação uma no município de Seberi/RS, uma Maravilha/SC e outra em Erval Seco/RS.

As Cooperativas Escolares são destinadas a escolas municipais, a alunos do 6º ao 9º anos. A metodologia é baseada em jogos cooperativos gamificados, para facilitar a aprendizagem da criança e do adolescente. Através das fases desta metodologia, eles vão aprendendo sobre cooperativismo, são desafiados a encontrar um problema na comunidade para atuarem como voluntários, são incentivados a criar a marca/logo, a bandeira e o nome da Cooperativa. O programa está baseado na sua plenitude nas competências de cooperação, cidadania e no desenvolvimento de novas lideranças que é o que a sociedade precisa.

Veja também

Publicado há 4 meses, em 15/12/2023

Fundada a primeira Cooperativa Escolar do Sistema Sicredi em Minas Gerais

Publicado há 4 meses, em 04/12/2023

Encontro gera intercooperação entre Cooperativas Escolares

Publicado ontem - 26/04/2024

Sicredi lança relatório “Sondagem de Safras”