Encontro gera intercooperação entre Cooperativas Escolares

Programação, realizada em Erval Seco/RS, marcou o encerramento das atividades do ano com os cooperados

Como forma de concluir as atividades realizadas neste ano no programa Cooperativas Escolares, os cooperados estiveram reunidos em Erval Seco/RS, em um grande encontro de intercooperação. 

Realizado no dia 24 de novembro, o programa traz na sua essência o desenvolvimento de várias competências, como cooperação, cidadania, integração, vivência social, convívio e a colaboração. Fazendo parte das ações do programa, em 2023 as Cooperativas Escolares promoveram várias atividades, tendo como foco principal o objeto de aprendizagem que destaca a liderança e o protagonismo das crianças e adolescentes envolvidos. 

Conforme a coordenadora de Programas de Relacionamento, Ana Claudia Selonk Busatto, o encontro foi de intercooperação entre os integrantes das 10 cooperativas implantadas e em atuação. “A programação, foi organizada pela Cooper Arco íris, contou com atividades lúdicas, integrativas, colaborativas e recreativas. Reunimos pessoas que acreditam e trabalham pela mesma causa. Então, os estudantes estando aqui, vendo a grandiosidade do programa, propicia o aquecimento da chama de cooperação que existe em cada um deles, pois são estes educandos que dão força e vida às Cooperativas Escolares”, ressalta a coordenadora.

Atualmente, são 10 Cooperativas participantes, são elas: a Cooper Osvino, Cooper LG, Cooper Plátanos e Cooper Arco-Íris, de Erval Seco; a Cooper Castro, de Planalto; a Cooper SB, de Rodeio Bonito e a Cooper Rosa, de Seberi, no Rio Grande do Sul, além da Cooper Castelo, de Palmitos, Monter Bela, de Maravilha e Cooper Pratas de São Carlos, estas em Santa Catarina, totalizando cerca de 200 cooperados. No próximo ano, o encontro de integração será realizado em Seberi, município definido por meio de sorteio.

O programa

As Cooperativas Escolares são associações de estudantes com finalidade educativa, podendo desenvolver atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos associados, por meio de uma proposta pedagógica que incentive a prática da cooperação.

Essa iniciativa objetiva ampliar as oportunidades de aprendizado de crianças e adolescentes, vivenciando experiências dos valores e princípios do cooperativismo. Saiba mais sobre o programa em: https://www.sicrediconexao.com.br/cooperativas_escolares/

Veja também

Publicado há 4 meses, em 15/12/2023

Fundada a primeira Cooperativa Escolar do Sistema Sicredi em Minas Gerais

Publicado há 1 ano, em 30/11/2022

Lideranças da educação se unem para fortalecer dois programas da Sicredi Conexão

Publicado sexta-feira - 26/04/2024

Sicredi lança relatório “Sondagem de Safras”