Lideranças da educação se unem para fortalecer dois programas da Sicredi Conexão

Encontro discutiu ações do “A União Faz a Vida” e das “Cooperativas Escolares”, além de projetar as atividades do próximo ano

Com o objetivo de avaliar e iniciar o planejamento para o próximo ano, secretários municipais da educação, assessores e coordenadores pedagógicos estiveram reunidos para debater os programas A União Faz a Vida e Cooperativas Escolares, da Sicredi Conexão. O encontro entre as lideranças ocorreu no Centro de Eventos da Cooperativa, em Rodeio Bonito/RS, na segunda-feira, 28.

Na oportunidade, esteve presente a professora e formadora, Jussara Ceron, que motivou gestores sobre suas ações diárias com uma oportunidade para reflexão.

– Tivemos um momento de ressignificar o exercício da profissão por meio de um convite mobilizador, sensível e que preza pelo respeito das identidades dessas lideranças. O encontro foi de perspectivas de esperança a partir da trajetória de cada realidade, um espaço democrático, participativo e dialógico que respeita e reconhece cada contexto e cada história de vida. Isso fortalece o pertencimento dessas pessoas, processo que requer escuta sensível, olhar acolhedor, humanidade e entendimento que a educação está muito além da escola, pois ela acontece na vida toda. E é com este compromisso ético que este evento entrelaça vozes, histórias, memórias e convida os gestores a olharem para seus contextos, buscarem dias mais significativos, a partir dos sentidos que os programas possibilitam – destaca Jussara.

Uma das participantes foi a secretária de Educação de Seberi/RS, Andrieli Alessio Braga. A gestora assegura que o momento foi significativo pela reflexão do que foi feito no ano, através dos dois programas. “Especialmente, através do A União Faz a Vida, que auxilia para tornarmos nossos educandos protagonistas do seu conhecimento, já notamos muitos benefícios, principalmente pela dedicação intensa de todos os estudantes envolvidos, resultando em mais curiosidade, mais interesse. Tudo isso contribui para o melhoramento do processo do ensino-aprendizagem”, afirma.

Conforme Andrieli, o encontro também serviu para que houvesse a reflexão sobre a vida pessoal e profissional. “Estando em equilíbrio, conseguimos melhor desenvolver nossas ações diárias. Isso tudo está sendo possível, graças ao Sicredi que nos proporciona atividades como esta, e nos dá todo o suporte no nosso fazer cotidiano. Por isso, só temos gratidão a esta Cooperativa por tudo o que consegue nos ajudar”, frisa.

Outro programa avaliado no encontro foi o Cooperativas Escolares. A orientadora pedagógica da Cooper Castelo de Palmitos/SC, Grasiela Mattana elogia a iniciativa.

– Este momento foi importante, pois foi possível trocar aprendizados e experiências, o que para mim é um grande incentivo. O que é motivador também, é ver a evolução das nossas crianças e adolescentes que deixaram de praticar o individualismo, e hoje conseguem trabalhar juntos, respeitar a ideia do outro, com carinho e atenção, tendo empatia, valorizando o cooperativismo. Além disso, o programa desenvolveu a liderança, o empreendedorismo, a oratória. Desta forma, com certeza, eles estarão melhor preparados quando forem para o mercado de trabalho. Enfim, os benefícios atuais e futuros de quem é associado da Cooperativa Escolar são inúmeros, por isso nossa grande alegria em poder participar – descreve a orientadora.

Veja também

Publicado quinta-feira - 25/04/2024

Professores do programa A União Faz a Vida participam de formação

Publicado há 4 meses, em 15/12/2023

Fundada a primeira Cooperativa Escolar do Sistema Sicredi em Minas Gerais

Publicado ontem - 26/04/2024

Sicredi lança relatório “Sondagem de Safras”