Rancho Santa Fé nasce do sonho da família Toledo de empreender

Um espaço bonito e aconchegante, motivou investimento no turismo rural em Santa Rita do Sapucaí/MG

Determinação, coragem e força de vontade são qualidades da família Toledo, proprietária do Rancho Santa Fé, em Santa Rita do Sapucaí/MG. O sonho de transformar a propriedade em roteiro – pertencente ao turismo rural – foi acalentado por anos pelo casal, Carmen Lúcia Abreu de Toledo e Carlos Eduardo de Toledo. Isso porque o espaço é bonito e o desejo era poder explorá-lo melhor para receber visitantes.

O casal iniciou de forma simples, sem estrutura coberta e oferecendo pouca variedade de alimentação aos turistas. O atendimento era feito por três pessoas – o pai, a mãe e a filha Gabriela. Mas o desejo sempre foi empreender, pois muitos eram os interessados em conhecer o local e os três viam que era possível ampliar o negócio pelo potencial que a cidade possui.

Para evoluir, Carmen decidiu se capacitar para melhorar o espaço e oferecer mais opções aos visitantes. Depois, foi em busca de apoio da Emater, que realizou o projeto estrutural, e do Sicredi que ofertou a ajuda financeira.

Mas nem tudo foi fácil neste percurso, pois Carlos acabou falecendo e muitos acreditavam que a família abandonaria o projeto de turismo rural. “Pelo contrário, meu marido sempre quis ver a propriedade como ela está hoje, então fomos em busca de concretizar tudo o que sonhamos. Não deixamos o desejo dele morrer e sei que onde ele estiver, está feliz de ver tudo concretizado e nós também por termos conseguido”, frisa Carmen.

O projeto está recebendo muitos turistas e a filha Gabriela assegura que está realizada pelo que já conquistaram. “Todo o fim de semana eu me emociono com famílias ou casais que vêm até o Rancho para nos prestigiar e dizem que o lugar é lindo, aconchegante, que a comida maravilhosa, que adoram estar conosco. Isso não tem preço que pague”, ressalta Gabriela.

Um dos clientes satisfeitos é Leonardo Ribeiro. “Visito a propriedade sempre que posso, pois os produtos são feitos com muito carinho, de forma artesanal, o que me motiva a sair de casa e vir até aqui. Sempre que posso, trago também a minha família para poder curtir e aproveitar bons momentos neste lugar maravilhoso”, destaca Ribeiro.

O Sicredi

Para poder concretizar o projeto, a família contou com o apoio do Sicredi. “Meu pai ficou muito feliz quando esta instituição deu a oportunidade de fazermos a empresa crescer. A Cooperativa apostou na ideia e nos deu a base que precisávamos, sem contar o atendimento dos colaboradores que é encantador e próximo. Com certeza, sem o Sicredi nada disso teria acontecido e não seríamos o que somos hoje sem a ajuda deste grande empreendimento cooperativo”, disse Gabriela.

Da mesma forma, a colaboradora Thaís Oliveira afirma que está satisfeita pela instituição ter ajudado a realizar este sonho familiar. “Estamos realizados de ver a evolução do negócio, a perseverança e a força de vontade desta família de ir em busca dos seus desejos. Nesse sentido, seguimos firmes no nosso propósito de ajudar as pessoas a se desenvolverem e os municípios onde estamos presentes a progredirem”, finaliza a colaboradora do Sicredi.

Veja também

Publicado há 1 ano, em 16/12/2022

Empreendedor nato, padre dedica tempo aos fiéis e ao turismo

Publicado há 1 ano, em 12/12/2022

Sucessão familiar e investimentos garantem evolução em propriedade

Publicado ontem - 26/04/2024

Sicredi lança relatório “Sondagem de Safras”