Qualificação profissional e empreendedorismo resultam em evolução no negócio

Ventrix, de Santa Rita do Sapucaí/MG, desenvolve aparelhos de alta tecnologia para a área da saúde

Com graduação em Engenharia Eletrônica, mestrado e doutorado em Engenharia Biomédica, Roberto Castro Júnior, resolveu aplicar seus conhecimentos adquiridos nos longos anos de estudo e pesquisa na sua própria empresa – a Ventrix –, instalada em Santa Rita do Sapucaí/MG. O empreendimento desenvolve aparelhos de alta tecnologia para a área da saúde para diversos municípios da região.

Antes disso, o empresário já trabalhava em uma empresa que atuava com equipamentos para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e centros cirúrgicos. Durante três anos, também ministrou aulas na Universidade Federal de Itajubá (Unifei), na área de Engenharia Biomédica. Neste período como professor, sua empresa começou a ter mais demandas, o que o obrigou a pedir exoneração da universidade e se dedicar exclusivamente ao mundo empreendedor. “Esta decisão, me fez alcançar grande realização pessoal e profissional, pois de lá para cá a empresa está evoluindo bastante”, assegura o sócio Roberto.

Para alcançar o sucesso no projeto, a Ventrix foi inserida na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Incit), em Itajubá/MG, que tinha como gerente Geanete Dias. “Nos conhecemos e pela eficiência dela – inclusive, foi a única no Brasil que ganhou dois prêmios de melhor gerente de incubadoras de inovação, por cidades diferentes –, acabei convidando-a para trabalharmos juntos e o resultado está sendo fantástico, pois ela é responsável pela parte de inovação e novos negócios, deixando comigo a parte técnica da empresa”, conta Roberto.

A alegria de compartilhar o sucesso da Ventrix é dividida também por Geanete. “Conhecendo melhor a empresa, me aproximei do Roberto, nos casamos e o admiro cada dia mais pela pessoa empreendedora e batalhadora que é. Resolvemos unir forças e evoluirmos. Estou muito feliz com a escolha que fiz e juntos vamos ir ainda mais longe. Esse é o meu desejo”, ressalta a sócia Geanete.

Com o mesmo viés da evolução do negócio, o fornecedor da Ventrix, Diego Stelling, avalia positivamente o potencial da empresa. “Eles desenvolvem produtos para atender um mercado desafiador e dão conta com maestria, crescendo na sua atuação, mesmo em épocas difíceis como a que estamos vivendo atualmente. Por isso, a história da empresa é inspiradora, devido à coragem do fundador em desenvolver aparelhos de alta tecnologia, para atender uma demanda extremamente crítica no mercado, como é a área da saúde”, frisa o fornecedor.  

O Sicredi

Com muitos projetos em mente para continuar desenvolvendo o empreendimento, os sócios precisavam de crédito, mas até então não tinham conseguido. “Como eu participava de várias reuniões, ouvia muitas pessoas elogiarem o Sicredi, alegando o trabalho diferenciado que a Cooperativa desempenha. Então, como sou responsável também pela parte financeira da empresa, fui me inteirar desse trabalho e fiquei muito satisfeita. Logo abri uma conta da Ventrix na instituição e asseguro, foi o nosso passo mais bem dado nos últimos tempos, pois estão do nosso lado para tudo o que precisamos”, disse Geanete.

Este suporte recebido pela Cooperativa é reforçado também por Roberto. “O Sicredi, desde o início, abraçou a ideia, a empresa, os nossos sonhos, e nos tratam como verdadeiros parceiros. Esse suporte que recebemos e o atendimento de excelência faz toda a diferença na nossa história”, garante o empresário.  

Essa cooperação é destacada pelo colaborador, Leandro Emiliano. “Nos enche de orgulho falar que nos posicionamos como instituição financeira parceira da empresa para fomentar as atividades e incluir produtos que a Ventrix oferece. Acreditamos no diferencial que a empresa gera na vida das pessoas, e isso vem reforçar a nossa missão e atuação enquanto Cooperativa, de sempre ajudar e apoiar os associados e as sociedades onde estamos inseridos”, justifica Emiliano.

Veja também

Publicado há 1 ano, em 16/12/2022

Empreendedor nato, padre dedica tempo aos fiéis e ao turismo

Publicado há 1 ano, em 12/12/2022

Sucessão familiar e investimentos garantem evolução em propriedade

Publicado ontem - 25/04/2024

Pouso Alegre/MG: Mais de 2,5 mil pessoas são beneficiadas pelo Fundo de …