Primeira Cooperativa Escolar é instalada em Seberi/RS

Cooper Rosa, que conta com 43 associados, foi fundada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Rosa da Silva Braga, na linha Nova

Mais um programa social da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG foi instalado em Seberi/RS. Desde a terça-feira, 30 de outubro, o município passou a contar com uma Cooperativa Escolar, localizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Rosa da Silva Braga, na linha Nova. A assembleia de fundação da Cooper Rosa – que possui 43 associados – contou com a presença de autoridades e lideranças locais, além da comunidade escolar e representantes do Sicredi.

As Cooperativas Escolares são associações de estudantes com finalidade educativa, podendo desenvolver atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos associados, por meio de uma proposta pedagógica que incentive a prática da cooperação. A iniciativa objetiva ampliar as oportunidades de aprendizado de crianças e adolescentes, vivenciando experiências dos valores e princípios do cooperativismo.

O presidente da Cooper Rosa, Daniel Reis de Oliveira, está feliz com a Cooperativa Escolar, especialmente pelos objetivos que ela possui. “Este é um grande projeto que vai ajudar muito a escola e os associados. Antes mesmo da fundação, já aprendemos sobre cooperativismo, e sobre como trabalhando de forma conjunta podemos transformar cada vez mais a sociedade para melhor. Além disso, como a Cooperativa visa formar líderes, acredito que temos muitos associados que serão pessoas com representatividade na comunidade no futuro. Tudo isso só foi possível, pelo apoio incondicional do Sicredi que acreditou em nós, apostando na formação de gestores, empreendedores e lideranças. Estamos felizes com esta confiança”, destaca Oliveira.

A professora orientadora Arabela Cristine Cardoso já sente os resultados positivos nos alunos envolvidos. “Os estudantes têm trabalhado muito, estão motivados e engajados nessa causa e, além disso, a união deles está se fortalecendo a cada dia. Por este motivo a nossa expectativa com relação ao futuro dos associados é a melhor possível. Nesse sentido, só temos a agradecer ao Sicredi pela iniciativa que valoriza escolas também do interior e aposta que a educação pode ajudar a mudar o mundo”, frisa Arabela.

O grande envolvimento dos pais dos alunos, a dedicação constante dos professores e o engajamento dos estudantes na comunidade, foram os motivos da instituição de ensino ter sido escolhida para ter uma Cooperativa Escolar. “Queremos desenvolver ainda mais estes educandos. Eles estão atuando em vários setores na Cooperativa, aprendendo também sobre produtos e serviços, tendo noção de mercado, analisando resultados. Assim, estarão mais preparados para o futuro. Tudo isso é motivo de orgulho para o Sicredi e uma conquista aos associados que serão pessoas diferenciadas na sociedade”, acredita o gerente da agência local, Claudemir Bazanella.

O programa

A iniciativa está presente na Cooperativa desde 2018, já tendo sido fundadas duas em Erval Seco/RS, uma em Planalto/RS, uma em Palmitos/SC, uma em São Carlos/SC, uma em Rodeio Bonito/RS e um em Seberi/RS. Estão em processo de fundação uma em Maravilha/SC e outra em Erval Seco/RS.

As Cooperativas Escolares são destinadas a escolas municipais, a alunos do 6º ao 9º anos. A metodologia é baseada em jogos cooperativos gamificados, para facilitar a aprendizagem da criança e do adolescente. Através das fases desta metodologia, eles vão aprendendo sobre cooperativismo, são desafiados a encontrar um problema na comunidade para atuarem como voluntários, são incentivados a criar a marca/logo, a bandeira e o nome da Cooperativa. O programa está baseado na sua plenitude nas competências de cooperação, cidadania e no desenvolvimento de novas lideranças que é o que a sociedade precisa.

Veja também

Publicado há 4 meses, em 15/12/2023

Fundada a primeira Cooperativa Escolar do Sistema Sicredi em Minas Gerais

Publicado há 4 meses, em 04/12/2023

Encontro gera intercooperação entre Cooperativas Escolares

Publicado ontem - 26/04/2024

Sicredi lança relatório “Sondagem de Safras”