Maravilha/SC implanta sua primeira Cooperativa Escolar

Cooper Monter Bela integra o programa da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG

Com o intuito de fortalecer cada vez mais o cooperativismo, a Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG está instalando Cooperativas Escolares em municípios de sua área de atuação e a Cooper Monter Bela passa a ser a primeira a atuar no município de Maravilha/SC. A assembleia de fundação ocorreu na sexta-feira, 2, no Centro Educacional Monteiro Lobato, e estiveram presentes autoridades, lideranças locais, comunidade escolar, além de representantes do Sicredi.

As Cooperativas Escolares são associações de estudantes com finalidade educativa, podendo desenvolver atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos associados, por meio de uma proposta pedagógica que incentive a prática da cooperação. A iniciativa objetiva ampliar as oportunidades de aprendizado de crianças e adolescentes, vivenciando experiências dos valores e princípios do cooperativismo.

A professora orientadora Aline Petry comenta sobre as expectativas com relação à iniciativa.  “Este projeto é grandioso, pois trabalha com princípios e valores muito fortes, importantes na construção do cidadão. Com as práticas, os alunos estão evoluindo diariamente, o que me causa grande alegria. Dentro da Cooper Monter Bela nos tornamos uma família, os associados veem a iniciativa como um lugar de afeto, de trabalho, de cooperação, de educação e de respeito. Isso só está sendo possível pelo apoio do Sicredi que participa, interage e incentiva. Por isso, só temos elogios a esta instituição financeira que se preocupa com os associados e comunidades”, frisa Aline.

A satisfação de participar é mencionada também pela presidente Anahi do Nascimento.

– Ter sido escolhida presidente é uma grande emoção e também uma imensa responsabilidade. O projeto é lindo e trará grandes resultados, porque nos ajudará a crescermos como seres humanos. Temos um grupo de associados dedicado que se ajuda em tudo. O trabalho é intenso, mas produtivo. Então, acredito que esta experiência nos ajudará a seremos também melhores profissionais no futuro – salienta Anahi.

Presente na fundação da Cooper Monter Bela, o vice-presidente da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, Sérgio Triches, disse que é uma alegria participar desse momento. “O ato de cooperar é maravilhoso e começar a implantar este espírito com os alunos é a certeza de colhermos bons frutos. Estas crianças estão aprendendo a se organizar, a trabalhar com os colegas, a lidar com as divergências de uma comunidade, e se tonarão pessoas mais habilitadas e com mais potencial de crescimento. Assim, teremos líderes em vários segmentos e também empreendedores que ajudarão a trazer desenvolvimento à sociedade”, espera Triches.

O programa

A iniciativa está presente na Cooperativa desde 2018, já tendo sido fundadas duas em Erval Seco/RS, uma em Planalto/RS, uma em Palmitos/SC, uma em São Carlos/SC, uma em Rodeio Bonito/RS, uma em Seberi/RS e, agora, em Maravilha/SC. Está em processo de fundação outra em Erval Seco/RS.

As Cooperativas Escolares são destinadas a escolas municipais, a alunos do 6º ao 9º anos. A metodologia é baseada em jogos cooperativos gamificados, para facilitar a aprendizagem da criança e do adolescente. Através das fases desta metodologia, eles vão aprendendo sobre cooperativismo, são desafiados a encontrar um problema na comunidade para atuarem como voluntários, são incentivados a criar a marca/logo, a bandeira e o nome da Cooperativa. O programa está baseado na sua plenitude nas competências de cooperação, cidadania e no desenvolvimento de novas lideranças que é o que a sociedade precisa.

Veja também

Publicado há 4 meses, em 15/12/2023

Fundada a primeira Cooperativa Escolar do Sistema Sicredi em Minas Gerais

Publicado há 4 meses, em 04/12/2023

Encontro gera intercooperação entre Cooperativas Escolares

Publicado ontem - 26/04/2024

Sicredi lança relatório “Sondagem de Safras”