Inovação e tecnologia garantem sucessão rural em propriedade de Cristal do Sul/RS

A família de Cláudio Busanello de Borba se mantém no meio rural, acreditando no agronegócio e evoluindo na atividade

Ter a certeza da importância do agronegócio para o mundo todo, gostar de morar e trabalhar no campo, além de seguirem o exemplo do pai, Cláudio Busanello de Borba, foram a base para a decisão dos filhos, Matheus e Maurício, permanecerem no meio rural. Para isso, ambos buscaram diversas maneiras para aplicar os conhecimentos na propriedade e evoluírem na atividade.

A história da família, natural, Cristal do Sul/RS, iniciou há 30 anos, quando Cláudio passou a morar no município. Como não tinha maquinário para atuar nas lavouras, inicialmente ele conseguiu emprego na prefeitura. Mas o sonho de viver da sua produção agrícola nunca saiu da sua cabeça. “Como eu tinha umas áreas de terra, fui no Sicredi e financiei o primeiro trator em 2002, e logo começamos a trabalhar nas lavouras. Confiando nesta área, financiei uma máquina na Cooperativa e, também, fiz um consórcio para construir a nossa casa”, relata o patriarca.

Para conseguir crescer na atividade, Cláudio contou com o apoio também dos filhos e da esposa. “Dou graças a Deus por ter uma família que trabalha unida. Os filhos, além de me ajudarem muito na produção, foram estudar e praticam o que aprendem nas lavouras”, conta.

Para conseguir evoluir ainda mais, no ano passado a família financiou também no Sicredi um drone, que foi uma inovação em todo o município. “O equipamento faz aplicação em qualquer situação do tempo, mesmo com chuva, o que tem nos ajudado bastante. Ele faz a pulverização e tem as vantagens de não amassar ou esmagar a cultura, pois da forma que fazíamos anteriormente causava muitos prejuízos nesse sentido”, frisa Cláudio.

Na propriedade, são plantados especialmente milho, soja e trigo. “Além disso, ainda prestamos serviço com o drone e com a colheitadeira. Estamos sempre buscando nos manter atualizados nas tecnologias para melhor desenvolver o trabalho e, graças a Deus, ano a ano vamos nos desenvolvendo mais. E ver as coisas dando certo nos motiva para continuarmos trabalhando e crescendo juntos”, argumenta Matheus.

Nem o problema de saúde de Cláudio esmoreceu os filhos. “Quando o pai adoeceu, foi bem difícil, pois ele é a nossa base, mas sabíamos que precisávamos continuar e foi o que fizemos, assumimos a responsabilidade e tocamos a propriedade. Com o apoio incondicional da mãe, não desistimos e com as orientações dos profissionais que nos dão suporte, seguimos firmes no nosso propósito de sempre trabalhar bem e garantir a qualidade na produção” salienta Matheus. 

O empenho da família é mencionado pelo engenheiro agrônomo da Cotrisal, Lucas Casarin. “Eles começaram aos poucos, foram crescendo, e com a ajuda das cooperativas, como a Cotrisal e o Sicredi, se estabeleceram e são produtores modelos. Acredito que desenvolvimento deles tem a ver com o cooperativismo, pois este sistema ajudou muito a nossa região”, justifica Casarin.

Da mesma forma, o colaborador do Sicredi, Felipe de Jesus Bianchetto, assegura que a história da família serve de estímulo a outras pessoas. “O pai deu início as atividades e, com seu exemplo, garantiu a sucessão rural. Os filhos estão se qualificando e trabalhando para crescerem na atividade. Então, isso é uma inspiração e saber que o Sicredi faz parte deste sonho deles é muito gratificante. Acreditamos que com estes bons resultados alcançados pela família podemos motivar outros associados a se desenvolverem também desta mesma forma”, finaliza o colaborador.

Veja também

Publicado há 1 ano, em 16/12/2022

Empreendedor nato, padre dedica tempo aos fiéis e ao turismo

Publicado há 1 ano, em 12/12/2022

Sucessão familiar e investimentos garantem evolução em propriedade

Publicado hoje - 26/04/2024

Sicredi lança relatório “Sondagem de Safras”