Família Chiesa de Caibi/SC garante a sucessão rural

Jovem tenta vida em grandes centros, mas decide retornar à casa dos pais para investir e garantir a evolução da propriedade

O desejo de alguns jovens do interior é buscar mais qualidade de vida em cidades maiores, trabalhando como funcionários. Esta foi a realidade de Eduardo Chiesa, morador da zona rural de Caibi/SC. Aos 20 anos, o até então agricultor, decidiu residir em Curitiba/PR, onde trabalhou em churrascaria por cinco anos. Mas como suas expectativas não foram atendias na capital paranaense, Eduardo optou por voltar à casa dos pais e investir na propriedade.

– Com certeza, esta foi a decisão mais acertada que eu tive, pois gosto muito do que faço no campo e não penso em mudar de vida. Pelo contrário, a ideia é sempre investir mais e crescer no meio agrícola, que é o meu sonho e também o sonho dos meus pais – destaca Eduardo.

Mas o retorno à propriedade não foi fácil. “Quando revolvi ir embora, as vacas que tínhamos foram vendidas. Meus pais ficaram só com as novilhas. Na volta para casa, tivemos que recomeçar e iniciamos com a recria. Para ajudar nesse processo, no ano passado decidimos construir um galpão e comprar mais animais. Como não tínhamos dinheiro em caixa, recorremos ao Sicredi para conseguir verbas. Este apoio fui fundamental, pois sem este recurso não conseguiríamos evoluir. Então, somos muito gratos a esta Cooperativa”, frisa Eduardo. 

A história

O pai, Ildo Chiesa, conta que quando os filhos eram menores, a família investia em leite, suínos, aves e fumo. Mas pela falta de mão de obra, boa parte desta produção foi vendida. “Com a volta do Eduardo, conseguimos transformar as lavouras para que fosse possível o uso de máquinas e também voltar a investir em leite. Graças a Deus, o meu filho toma conta da propriedade. Posso sair e ficar tranquilo que ele faz tudo o que precisa. Aliás, os negócios estão andando muito bem. Então, ter um sucessor como o Eduardo é uma satisfação que não tem tamanho”, enaltece Ildo.

Da mesma forma, Eduardo tem orgulho e gratidão por estar à frente do empreendimento. “Quem chegou aqui primeiro aqui foi meu avô e na época era praticamente só mato. Ele e o pai sofreram bastante para transformar este local em uma propriedade. Hoje, a lida é muito mais fácil, até porque as terras são mecanizadas. Mesmo assim, é uma grande responsabilidade estar à frente de tudo isso”, assegura o filho.

A satisfação de ver a evolução da família, é mencionada pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Luciano Vacarin. “É uma felicidade saber que o Eduardo voltou e está conseguindo fazer a propriedade crescer. Ele buscou, através do Sindicato e do Sicredi, recursos para subsidiar o empreendimento que hoje é um sucesso. É importante destacar as políticas públicas que atendem os objetivos também das pessoas mais jovens, dando oportunidade para evoluir no negócio e garantir mais qualidade de vida à família”, justifica Vacarin.

O Sicredi

A Cooperativa sempre está focada em apoiar o desenvolvimento de seus associados, como aconteceu com a família Chiesa. A colaboradora, Sabrina Locatelli, explica que para dar o suporte a este empreendimento foi utilizada uma linha de investimento subsidiada via BNDES. “O recurso foi aplicado na construção do barracão e na formação de pastagens para propriedade. É um negócio que deu certo e é muito gratificante fazer parte da história da família, que garantiu a sucessão e o crescimento do negócio. Esse é o nosso propósito enquanto Cooperativa, agregar qualidade de vida ao associado e estar junto com ele na realização dos sonhos”, finaliza Sabrina.

Veja também

Publicado há 1 ano, em 16/12/2022

Empreendedor nato, padre dedica tempo aos fiéis e ao turismo

Publicado há 1 ano, em 12/12/2022

Sucessão familiar e investimentos garantem evolução em propriedade

Publicado ontem - 26/04/2024

Sicredi lança relatório “Sondagem de Safras”