Dia do Professor: amor que transcende o tempo

Educadora, moradora de Taquaruçu do Sul/RS, Marta Zanatta Piaia se aposentou, mas voltou à sala de aula, pois tem dificuldades de ficar longe dos alunos

Assim como diversas outras profissões, ser professor é um dom que precisa ser nutrido e fortalecido diariamente com muita dedicação. Além disso, é necessário ter amor pela arte de ensinar. Esse sentimento é o que a educadora, que reside em Taquaruçu do Sul/RS, Marta Josefina Zanatta Piaia, tem por todos os alunos que já passaram pelas suas mãos em 27 anos de magistério.

Os pais, Adelino e Neiva, foram professores e também a inspiração para Marta seguir a mesma profissão. “Me espelhei nos meus pais que sempre desempenharam suas funções na escola com muito esmero. Então, decidi fazer Pedagogia e me encantei pelo curso, pois para mim é uma grande satisfação estar com as crianças. Tanto que me aposentei, em 2021, e não aguentei ficar em casa longe dos alunos e fui abençoada em ser chamada para voltar a ministrar aulas, assim retornando o contato direto com estes pequenos que enchem minha vida de alegria”, enaltece.

Nestes anos de profissão, a docente contribuiu para a formação de milhares de pessoas. “Recordo de cada aluno, até porque tenho fotos guardadas de todas as turmas. Tem um, inclusive, que trabalha no caminhão que recolhe o lixo e quando passa na minha casa sempre grita ‘oi, profe’. Ele já é casado, tem filho e ainda lembra de mim. Não tem nada mais gratificante que isso. Tem outro que atualmente ajuda o padre da minha paróquia, que também já é casado e é pai. Ele sempre dizia que desejava que seu filho também fosse meu aluno e ele foi. Eu não tenho palavras para expressar a emoção que sinto por eles manifestarem este carinho por mim”, frisa.

Além dos educandos, Marta tem boas lembranças também dos familiares destas crianças. “Eu fui muito abençoada, porque Deus sempre colocou pessoas maravilhosas no meu caminho. Inclusive, tenho boas recordações também de todos pais e famílias dos meus alunos. Por tudo isso só tenho a agradecer, porque eles sempre estiveram dispostos a ajudar na educação dos filhos e foram muito participativos”, assegura. 

Em função de todas as boas recordações e por conseguir contribuir com o aprendizado de tantos estudantes, Marta garante que é muito gratificante ser professor. “Para esta profissão é preciso estudar, se dedicar, gostar de ensinar. Com isso, os resultados serão positivos com certeza. Cada aluno que passou por mim deixou meu coração mais feliz e contribuiu para que eu fosse quem sou hoje. Então, só tenho gratidão a Deus por cada um fazer parte da minha vida”, finaliza a docente.

Veja também

Publicado há 1 ano, em 16/12/2022

Empreendedor nato, padre dedica tempo aos fiéis e ao turismo

Publicado há 1 ano, em 12/12/2022

Sucessão familiar e investimentos garantem evolução em propriedade

Publicado ontem - 26/04/2024

Sicredi lança relatório “Sondagem de Safras”