Dedicação à bacia leiteira resulta em premiação estadual

Família Wickert, de Saudades/SC, investe na atividade e se destaca pelos resultados alcançados

A produtora rural de Saudade/SC, Fernanda Wincker Bruxel, sempre foi livre para decidir a profissão que gostaria de seguir, mas ela não deixou suas raízes e optou por manter-se no campo. A escolha foi continuar atuando com produção leiteira, investimento iniciado pelo seus avós e pais.

O gosto pela atividade começou muito cedo. “Desde pequena sempre fui acompanhando os trabalhos diários dos meus pais e fui gostando desta lida. Eles foram me mostrando o caminho, mas sempre me deixando decidir o que eu queria fazer quando adulta. A paixão pelos animais e pela produção leiteira falaram mais alto e, hoje, com certeza, posso dizer que amo o que faço”, assegura Fernanda.

A produtora recebeu apoio do marido, Fábio André Bruxel, nas suas escolhas. “Namoramos por quatro anos e decidimos nos casar. Assim surgiu a oportunidade de poder auxiliar a família da Fernanda e intensificar a atividade que eles já desenvolviam há anos. Optamos, então, em investirmos em outro galpão, no sistema de confinamento total, chamado Compost Barn. No espaço, as vacas estão 100% confinadas, com bem-estar e saúde muito melhores”, relata.

Com esta inovação na propriedade, através dos animais e da produção alcançada, a família foi observando os números gerados diariamente e avaliando quais setores poderiam ser aperfeiçoados. Assim, foi possível utilizar os dados para melhorar ainda mais os resultados.

Os índices atingidos foram muito satisfatórios, a ponto de a Família Wickert receber o Prêmio Empreendedor Rural – troféu Aury Luiz Bodanese –, honraria considerada a maior do agronegócio catarinense. A distinção avalia produtores e propriedades que são cooperadas e ligadas ao Sistema Aurora Alimentos, sendo observadas várias questões, incluindo ambientais, econômicas e sociais, dentro do trabalho diário.

Além disso, posteriormente, os produtores foram agraciados com outro prêmio – o Excelência –, que avalia a qualidade na gestão. “Ficamos muito felizes com estes destaques, porque é o resultado do trabalho que vem sendo feito há tempo na propriedade. Queremos continuar investindo e dando sempre o nosso melhor, porque nos realizamos atuando com a produção leiteira”, afirma Fábio.    

O Sicredi

Para atingir alguns objetivos voltados ao desenvolvimento da propriedade, a família contou com o apoio da Sicredi Conexão. “Na propriedade, graças ao Sicredi que confiou em nós, conseguimos crédito para investir em maquinários e também na aquisição de terras para expandir o negócio. Somos muito gratos à Cooperativa por esta ajuda fundamental para alcançamos os nossos sonhos”, assegura Fábio.

O empenho e dedicação da família são mensurados pelo colaborador do Sicredi, Ricardo Preuss. “Estes associados são referência no município e na região, tanto pelas premiações que receberam, como também pelo trabalho intenso e pela ambição de crescerem na atividade. A história deles, que é de sucessão rural, inspira muitas pessoas. É uma família que investe na propriedade e trabalha para garantir um futuro brilhante também aos demais sucessores. Eles são, com certeza, um espelho a toda a comunidade”, acredita o colaborador.

Veja também

Publicado há 1 ano, em 16/12/2022

Empreendedor nato, padre dedica tempo aos fiéis e ao turismo

Publicado há 1 ano, em 12/12/2022

Sucessão familiar e investimentos garantem evolução em propriedade

Publicado ontem - 26/04/2024

Sicredi lança relatório “Sondagem de Safras”