Curso de Inseminação Artificial contempla associados de Extrema/MG

Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG foi uma das apoiadoras da capacitação, desenvolvida em parceria com a empresa MS Pecuária

Para contribuir com o melhoramento genético dos animais, a Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, em parceria com a empresa MS Pecuária, promoveu o Curso de Inseminação Artificial, nos dias 16 e 17 de julho, em Extrema/MG. Participaram 10 associados da Cooperativa, entre pequenos, médios e grandes produtores rurais, além de profissionais da área de agrárias. A capacitação teve como responsável técnica, a médica-veterinária, Gabriela Cordeiro Brilhante, que é mestranda da Universidade Federal de Lavras, na área de Reprodução e Melhoramento Genético. Foram abordados temas como, inseminação artificial, aparelho reprodutivo da fêmea, cio, identificação do momento de inseminar, materiais de inseminação artificial e inseminação artificial em tempo fixo.

De acordo com a médica-veterinária, o treinamento foi teórico e prático. “Na parte teórica, os alunos aprenderam sobre anatomia e fisiologia do sistema reprodutivo feminino, entenderam o tripé que envolve reprodução, sanidade e nutrição animal, pois todos devem estar alinhados para que possam alcançar bons índices reprodutivos. Na parte prática, os participantes manusearam o botijão de nitrogênio, aprendendo, inclusive, a pegar as palhetas de sêmen. Também foram até um abatedouro, entender detalhes da anatomia dentro do animal. Por último, praticaram o que aprenderam dentro do animal”, detalha Gabriela.

Levando em conta todo o aprendizado, a responsável técnica assegura que a capacitação é importante. “O curso é de grande relevância, porque precisamos conseguir ter bezerros mais pesados e bezerras que produzam mais leite. Para isso, é necessário melhorar a genética desses animais e a inseminação artificial é uma técnica bem utilizada atualmente. Asseguro que este é um mercado bem amplo, que faltam profissionais e acredito que seja o futuro da pecuária brasileira”, disse a profissional.

De acordo com o gerente, Edmar Luiz Alencar, a Cooperativa promove capacitações que contam com o apoio de entidades, instituições ou empresas da região, visando a evolução dos associados. “Os cursos são oportunizados a fim de aumentar o conhecimento, agregar renda e qualidade de vida aos participantes. Os treinamentos, geralmente, são solicitados conforme as necessidades dos interessados, como foi o caso Extrema, que a solicitação veio por parte dos produtores rurais do município e o Sicredi, como aliado da comunidade, apoiou o curso, atendendo a demanda dos agricultores para melhorar a qualidade genética dos animais. Sempre seremos parceiros de iniciativas que possam contribuir com o desenvolvimento dos nossos associados e dos municípios onde estamos inseridos”, assegura o gerente.

Veja também

Publicado há 3 meses, em 15/01/2024

Programa Capacitar oportuniza formação a mais de 10,5 mil associados em 2023

Publicado há 6 meses, em 25/10/2023

Seminário apresenta cases de sucesso na pecuária de leite

Publicado hoje - 26/04/2024

Sicredi lança relatório “Sondagem de Safras”