Comitiva gaúcha realiza viagem técnica em Minas Gerais

Sicredi Conexão apoia a iniciativa, como forma de proporcionar novas experiências e apoiar o Projeto de Desenvolvimento do Turismo Regional

A Associação Regional dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais do Médio Alto Uruguai (Astramau) e a Sicredi Conexão possibilitaram uma viagem técnica para em torno de 40 pessoas, entre presidentes de sindicatos rurais, produtores, professores e lideranças da região onde a Cooperativa está presente em solo gaúcho. O grupo esteve em Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, Paraisópolis, Cambuí, Itapeva, Extrema e Bom Repouso, em Minas Gerais, de 21 a 25 de novembro.

O objetivo principal foi conhecer métodos de produção empregados nas propriedades mineiras, a produção orgânica e o turismo rural. Para isso, a comitiva visitou produtores de hortaliças, suculentas, café, morango, produtos orgânicos e bovinocultura de leite, como forma de ver as experiências de sucesso e as oportunidades de turismo rural identificadas nos municípios. Os participantes conversaram com produtores rurais e lideranças locais, que apresentaram um panorama da região mineira.

O assessor de Relacionamento da Sicredi Conexão, Rodrigo Castelli, destaca que a viagem proporcionou conhecer as propriedades rurais e a realidade local, trazendo inspirações, também, para o Desenvolvimento do Turismo Regional, projeto realizado pela Cooperativa.  “Minas Gerais é uma referência em turismo, tanto o voltado ao rural ou religioso, como pela valorização cultural, gastronômica e, além disso, as paisagens montanhosas maravilhosas que encantam quem conhece a região. Nós, enquanto Cooperativa, buscamos proporcionar isso aos participantes da viagem, a fim de entender como é feito o turismo no Estado e de que forma podemos replicar as boas práticas na nossa realidade no Rio Grande do Sul, com o objetivo de agregar renda e desenvolver esta parte do nosso Estado”, explica.

Um dos participantes foi o diretor da Casa Familiar Rural Regional de Alpestre/RS, Wagner Rogério Bohn. Ele avalia de forma positiva a experiência em Minas Gerais: “A viagem foi muito proveitosa, pois vimos muitos bons exemplos, especialmente, os voltados à organização que os agricultores têm em diversos setores, como na agricultura, no que tange a questão do turismo. O que observamos muito é a cooperação entre pessoas para desenvolver as atividades. Nos chamou a atenção também o envolvimento do poder público nas iniciativas, como no município de Extrema, onde há um projeto não político, mas de evolução para vários anos. Isso é importante e vamos tentar implementar na nossa região, discutindo possibilidades entre entes públicos, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e outras entidades. Isso porque, sentimos a necessidade de termos projetos para 10 ou 20 anos, que de fato possam contribuir com o crescimento dos municípios e da região”.

Da mesma forma, o presidente da Astramau, Deonir Sarmento, está satisfeito com a oportunidade. “Esta parceria foi importante para o movimento sindical, especialmente aos produtores rurais, que fizeram esta expedição. Constatamos várias iniciativas positivas, como a valorização da mão de obra familiar, o grande apoio que recebem das cooperativas e associações, especialmente do Sicredi. Os agricultores têm uma boa estrutura e, assim, possuem condições de produzir com qualidade, quantidade e automaticamente fazer a venda diretamente aos mercados consumidores. Além disso, a legislação de Minas Gerais permite que os produtores produzam e possam agregar valor na venda, eles têm a assistência técnica como um dos diferenciais, assim como facilidade de conseguir recursos para investimento. Também, valorizam a gastronomia, e o turismo rural é forte e consolidado”, destaca Sarmento.

O presidente da Astramau acredita que esta foi uma das melhores viagens que o movimento sindical que ele representa já fez. “A experiência foi de grande valia, porque muito do que acompanhamos podemos implementar na nossa região, principalmente no que tange ao turismo rural, a agregação de valor à produção, a organização da produção e a formação de cooperativas de produção. O nosso desafio agora é dar sequência a estes conhecimentos adquiridos e tentarmos implementar aqui estas ideias, apresentando aos poderes públicos os projetos, buscando o apoio deles para evoluirmos mais no meio rural”, finaliza Sarmento.

Veja também

Publicado há 22 dias, em 05/04/2024

Manejo do solo é tema de encontro do programa PISA

Publicado há 1 mês, em 01/03/2024

Governança Conectada resulta em aprendizados, trocas e evolução

Publicado ontem - 26/04/2024

Sicredi lança relatório “Sondagem de Safras”