Governança Conectada resulta em aprendizados, trocas e evolução

Sicredi Conexão forma primeiras três turmas em programa de desenvolvimento da governança

Com o intuito de capacitar ainda mais as lideranças da sua estrutura de governança, a Sicredi Conexão promoveu o programa Governança Conectada. A formação, que iniciou em agosto, contemplou dois grupos do Rio Grande do Sul e um de Santa Catarina, contando com aprendizados, trocas e evolução.

Participaram dos módulos, Conselhos de Administração e Fiscal, Coordenadores de Núcleo, Diretoria Executiva e Gerentes da Cooperativa. A formatura do curso aconteceu no dia 23 de fevereiro, no Centro de Eventos, em Rodeio Bonito/RS, na presença de alunos, lideranças, autoridades e convidados.

A capacitação foi ministrada pela Consultoria Longevisar, a qual é liderada por Ademar Schardong – que por mais de 40 anos desempenhou funções de liderança estratégica dentro do Sistema Sicredi, e atualmente, é consultor empresarial.

A formação foi idealizada com o objetivo de buscar um modelo presencial que proporcionasse capacitação e desenvolvimento das lideranças internas na estrutura de governança, levando, assim, mais conhecimentos sobre o modelo de negócio cooperativo, base regulatória e boas práticas de governança como um todo, ampliando o olhar coletivo e a importância da atuação de cada participante na gestão e desenvolvimento do empreendimento cooperativo.

Pessoas desenvolvidas contribuem com o desenvolvimento econômico e social de onde estão inseridas. Com esta frase, a presidente da Sicredi Conexão, Angelita Marisa Cadoná, justificou a opção pela realização do Governança Conectada. “Acreditamos que a sociedade prospera pelo acesso ao conhecimento, estímulo a formação continuada e empreendedorismo. Nesse sentido, estamos felizes em ver nossas lideranças estratégicas e executivas focadas no aprimoramento dos conhecimentos, competências e boas práticas de governança, contribuindo significativamente para a efetiva representação do quadro social, administração, controle e gestão da nossa Cooperativa. Nosso objetivo é continuar investindo no desenvolvimento das pessoas, tornando-as muito mais preparadas, inspiradas, motivadas e engajadas neste grande propósito que é o cooperativismo – ferramenta que impacta vidas e transforma realidades”, destaca a presidente.

Participantes

Um dos participantes foi Joviano Marcio Perotti, Coordenador de Núcleo e orador da turma realizada em Rodeio Bonito/RS. Ele destaca a oportunidade e elogia a iniciativa.

– Recebemos um aprendizado amplo sobre o cooperativismo, principalmente voltado ao crédito, que servirá também para a nossa vida. Então, somos gratos à Cooperativa pela oportunidade. Esta instituição segue crescendo e inovando sempre, mantendo-se preocupada com o desenvolvimento das pessoas, e isso é maravilhoso. Esta formação, pioneira na região, nos dá mais base de informar o associado e também o não-associado sobre a relevância do cooperativismo. Com isso, tenho certeza que o Sicredi firma ainda mais os seus pilares para continuar expandindo e fazendo o melhor nos municípios onde atua. Cada aprendizado é um capítulo a mais nesta evolução”, acredita Perotti.

Outro participante foi Heber Majolo Zati, Coordenador de Núcleo e orador da turma sediada em Pinhalzinho/SC. “Foi com grande satisfação que recebemos tantas informações importantes, por meio de uma linguagem simples e objetiva, que facilitou nosso entendimento. Quero destacar os colegas que, pela troca de ideias, ajudaram que o entendimento fosse mais facilitado. Foram ensinamentos compartilhados e oportunidades proporcionadas por meio do cooperativismo. A formação fortaleceu laços, reconheceu o trabalho árduo de todos e celebrou o sucesso alcançado no decorrer destes meses. Agora, com mais convicção e firmeza, vamos divulgar e orientar sobre este belo sistema, que muito nos orgulha em fazer parte”, resume Zati.    

Módulos

Durante o período do Governança Conectada, foram desenvolvidos seis módulos de formação, com temas como: Cooperativismo e sociedade cooperativa, Especificidades do ramo de atuação das cooperativas de crédito, Planejamento e estratégia, Governança corporativa, Diretrizes para boas práticas de governança corporativa em sociedades cooperativas e Composições, funções, atribuições e funcionamento dos órgãos de governança.

Nos próximos meses, mais três turmas serão contempladas com a formação – uma no Rio Grande do Sul, uma em Santa Catarina e outra em Minas Gerais.

Veja também

Publicado segunda-feira - 22/04/2024

Sicredi gera R$ 23,5 bilhões em benefícios econômicos para seus associados em …

Publicado há 18 dias, em 08/04/2024

Sicredi contará com mais de 240 pontos de atendimento em SC em …

Publicado ontem - 26/04/2024

Sicredi lança relatório “Sondagem de Safras”