“A chegada do filho na família” é tema de encontro no Futura Mamãe

Programa da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG valoriza todas as fases da gestação e serve como rede de apoio às participantes

Para gerar conexão, informação e experiência com as associadas gestantes, a Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG possui o Futura Mamãe. O programa também fortalece a cultura da cooperação social, oportunizando a construção de redes de compartilhamento e apoio.

Fazendo parte do cronograma da iniciativa, na quarta-feira, 5, esteve participando da live a psicóloga Angela Grassi Barbieri, falando sobre o tema “A chegada do filho na família”, destacando sua experiência profissional, assim como de ser mãe de três filhas.

Angela, que também é terapeuta sistêmica, assegura que cada gestação é única, assim como as experiências, por isso cada período deve ser aproveitado. “Curtam muito a gestação, pois a felicidade está no momento presente, e poder dividir a vida gerando um filho é maravilhoso e não existe prova maior do que dar à luz”, assegura.

Mas a profissional também explica que após o nascimento, muita coisa muda no meio familiar e a mãe pode precisar de ajuda. “É importante que nos primeiros meses, esta mãe tenha uma rede de apoio, que possa incluir o marido. Quando nasce o bebê há uma grande alteração biológica, psicológica e emocional e este pai precisa estar presente e ser o suporte. Além disso, a família como um todo ou mesmo alguém próximo, também pode ajudar, permitindo que esta mãe descanse das noites, às vezes, mal dormidas. Isso gera mais leveza para este período que a criança exige mais atenção”, esclarece.

Como o nascimento de um filho é uma escolha do casal, as funções precisam ser divididas. Para isso, Angela afirma que a relação precisa de muito diálogo. “Sabemos que é necessário colaboração e partilha de funções, pois as responsabilidades aumentam, a dupla passa a assumir um novo papel, de pai e de mãe. Mesmo assim, é preciso dedicar tempo à própria relação de casal. Então, é importante ter combinados, ver o que cabe a cada um, externalizar as expectativas, os limites para manter uma relação de amor e companheirismo. Para isso é preciso estar fortalecido e saber aproveitar cada momento da melhor forma possível”, assegura a psicóloga.

Para assistir ao módulo completo, disponível no canal da Cooperativa no YouTube.

O programa

A iniciativa já existia internamente para colaboradoras e esposas de colaboradores, sendo estendida às associadas em 2022. Atualmente, há 239 participantes inscritas e no mês de setembro, foram promovidos encontros presenciais para trocas e conexões entre as participantes. Depois, no dia 5 de outubro, a temática foi “A chegada do filho na família”, e ainda no dia 9 de novembro, a abordagem será “Puerpério”. Em dezembro, será organizado mais um encontro presencial.

Qualquer mamãe pode participar do programa, basta demonstrar seu interesse na agência do Sicredi que as embaixadoras enviarão o link para inscrição.

Veja também

Publicado há 1 ano, em 23/06/2022

Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG lança programa “Futura Mamãe”

Publicado sexta-feira - 26/04/2024

Sicredi lança relatório “Sondagem de Safras”

Publicado quinta-feira - 25/04/2024

Pouso Alegre/MG: Mais de 2,5 mil pessoas são beneficiadas pelo Fundo de …