Tudo o que você precisa saber sobre empréstimo consignado para aposentados

Já ouviu falar sobre o crédito consignado INSS? Essa é uma modalidade de empréstimo com condições diferenciadas e parcelas descontadas diretamente do benefício da aposentadoria ou pensão. De uma forma geral, o consignado INSS é uma boa opção pois apresenta taxas de juros menores em comparação a outras modalidades de empréstimo pessoal. Mas claro, tudo vai depender da sua realidade e objetivo financeiro.

Continue com a gente na leitura deste texto e veja tudo o que você precisa saber sobre o crédito consignado INSS do Sicredi.

Para quem é

Associados do Sicredi aposentados e pensionistas do INSS. Caso você já tenha esse empréstimo contratado em outra instituição, pode fazer a portabilidade e trazê-lo para o Sicredi com taxas diferenciadas, possibilidade de reduzir valor de parcela, além de solicitação de um novo valor.

Valor das parcelas

Depois das alterações feita em 2022, é possível comprometer até 45% do salário previdenciário com o crédito consignado, sendo até 35% para o valor das parcelas do empréstimo, 5% para o cartão de crédito e 5% para o cartão de benefício. 

Fazendo uma simulação de exemplo, se sua aposentadoria ou pensão é de um salário mínimo, ou seja, R$ 1.302, as parcelas do consignado podem comprometer até R$ 455,70 mensais.

Taxas mais justas

Nossas taxas do crédito consignado INSS estão entre as mais atrativas e competitivas do mercado. Além disso, elas são menores em relação a outras linhas de crédito pessoal. Vale lembrar que essas taxas podem variar e são personalizáveis. Procure a agência mais próxima e descubra a taxa oferecida a você.

Importante lembrar que o Conselho Nacional de Previdência Social definiu os juros máximos a serem cobrados pelas instituições financeiras em relação ao crédito consignado INSS concedido, sendo o limite atual de 1,91% ao mês.

Comodidade e facilidade

Ao contratar o crédito consignado INSS, você conta com a comodidade das parcelas serem descontadas diretamente do benefício. Além disso, a contratação é facilitada pois não é necessário garantia ou avalista.

Livre destinação do recurso

Receba o valor do empréstimo diretamente na sua conta corrente e utilize para realizar os seus sonhos, sem precisar especificar a destinação dos recursos.

Prazo para pagamento

O consignado INSS tem prazo máximo de 84 parcelas. É claro que cada caso necessita de uma análise individual, em função de alguns fatores como idade e capacidade de pagamento. Lembre-se: quanto menor o número de parcelas, menores serão os juros.

Como contratar

Busque a agência mais próxima com seu documento de identificação e seu contra cheque ou extrato do benefício INSS.

Posso contratar o crédito consignado estando negativado?

Toda contratação está sujeita a análise de crédito e é analisada individual e particularmente, sempre respeitando as normas de política de crédito do Banco Central. Procure a sua agência para saber os requisitos para contratação de Crédito.

É possível refinanciar o crédito consignado INSS?

Se você já possui consignado com a gente, pode refinanciar com mais tempo para pagar e possibilidade de liberar um novo.

Quer saber mais e realizar uma simulação sem compromisso? Visite uma de nossas agências e fale com o gerente.

Veja também

Publicado há 4 meses, em 27/12/2023

Principais dúvidas sobre o seguro residencial do Sicredi

Publicado há 6 meses, em 23/10/2023

6 vantagens do crédito consignado para funcionários públicos

Publicado há 1 mês, em 20/03/2024

Descomplicando o Imposto de Renda: o que é, prazo e quem deve …