Seguro de Vida: por que devo incluir em meu planejamento financeiro?

Engana-se quem acredita que o planejamento financeiro envolve apenas a abertura de uma poupança ou investimentos na bolsa de valores, por exemplo. São inúmeras as opções para ter uma organização econômica e o seguro é uma delas, tanto para a vida pessoal, quanto para os negócios.

A percepção sobre o seguro de vida vem mudando, tendo em vista ser um produto que disponibiliza benefícios também em vida. Há coberturas que protegem o segurado em casos de invalidez ou doenças graves, no qual o valor do benefício pode ser usado nas despesas médicas ou no tratamento da doença, tornando-se uma ferramenta complementar ao planejamento financeiro e ofertando tranquilidade e proteção financeira a família do segurado.

Há algumas modalidades, que inclusive permitem ao segurado resgatar uma quantia quando houver necessidade. Essa particularidade dos seguros de vida resgatáveis tem como objetivo dar mais flexibilidade ao contratante, não devendo ser confundida com devolução de parcelas pagas, rentabilidade ou ganhos financeiros. Além disso, ainda em vida, o contratante concorre a prêmios nos quatro sorteios mensais no valor do capital segurado, limitado a R$ 100 mil mensais. Confira abaixo quatro diferenciais de um seguro de vida:

- Protegido contra imprevistos: Assim como um seguro auto protege em eventuais acidentes automobilísticos ou roubos, o seguro de vida oferta proteção financeira durante imprevistos ocorridos em vida – também estendida a família do segurado. Por isso, o seguro de vida é tão importante para um bom planejamento financeiro.

- Tranquilidade para o segurado: Infelizmente, imprevistos acontecem. Mas para não ter que depender de terceiros, o seguro de vida se apresenta como uma alternativa viável. Com este apoio financeiro, o segurado ou sua família tem a possibilidade de se reestabelecer após uma eventual fatalidade.

- Proteção para o cônjuge: Em momentos delicados de um casal, imprevistos podem gerar um comprometimento significativo da renda. Entretanto, com a contratação de um seguro de vida, não haverá preocupação caso seja necessário recorrer a apoio psicológico, ou serviços que demandem mais recursos financeiros. Não há tranquilidade maior do que ter a certeza de que a pessoa amada não vai ficar sem recursos financeiros em momentos de doença ou acidentes.

- Diária por Incapacidade Temporária: Uma das vantagens de possuir um seguro de vida é através da “Diária por Incapacidade Temporária” (DIT). Com isso, em eventuais afastamentos do trabalho, o segurado garante o pagamento de diárias por até um ano, auxiliando durante o período em que está incapacitado de executar suas atividades regulares. O pagamento é feito conforme o valor contratado, até o 11º dia e, com este auxílio, o segurado poderá se recuperar sem que haja um comprometimento dos recursos. Esta é uma vantagem fundamental para autônomos, que, neste tipo de situação, podem acabar ficando sem renda.

Na Cooperativa, o associado encontra diversas modalidades e coberturas disponíveis, como o seguro Vida do Meu Jeito e o Vida Mais Flex, ofertando muita flexibilidade ao segurado e a sua família, sempre moldado ao perfil de interesse. Procure a agência Sicredi mais próxima de você e se informe sobre a melhor opção.

Veja também

Publicado há 4 meses, em 27/12/2023

Principais dúvidas sobre o seguro residencial do Sicredi

Publicado há 6 meses, em 23/10/2023

6 vantagens do crédito consignado para funcionários públicos

Publicado há 1 mês, em 20/03/2024

Descomplicando o Imposto de Renda: o que é, prazo e quem deve …