Saiba como se prevenir dos golpes do Pix

O avanço da tecnologia traz mais praticidade e agilidade para as nossas vidas. Entre as inovações, que já fazem parte do nosso cotidiano, está o Pix.

Rápido, eficiente e seguro, essa alternativa super prática de realizar pagamentos e transferências caiu no gosto dos brasileiros. No entanto, muitos criminosos enxergaram neste sistema a chance de aplicar golpes.

Nesse post, você irá conhecer os golpes e fraudes mais comuns do Pix e as melhores formas de evitá-los. Continue a leitura para saber mais.

 

WhatsApp clonado

Um dos golpes mais conhecidos é a clonagem do WhatsApp. O golpe já era popular antes do surgimento do Pix, porém, com a modalidade à disposição, o crime passou a ser mais recorrente.

Nesse caso, o golpista encontra uma forma de clonar a conta do WhatsApp da vítima e começa a se passar por ela, solicitando para a sua rede de contatos transferências de dinheiro pelo Pix.

 

Como evitar?

Uma boa estratégia para não cair nesse tipo de golpe é ativar no próprio aplicativo a opção “Verificação em duas etapas”. Com este procedimento, você precisará cadastrar uma senha que será solicitada sempre que necessário para continuar utilizando o app.

 

Perfil falso no WhatsApp

Outra forma que os criminosos encontraram para tirar vantagens é a criação de perfis falsos no WhatsApp. Nesta situação, eles fazem uma nova conta que consta o nome e a foto da vítima e acessam a lista de contatos dessa pessoa.

A partir dessas informações, o golpista começa a conversar com amigos e familiares dizendo que precisou trocar de número e que está precisando de dinheiro emprestado, tentando convencer a pessoa a enviar uma quantia via Pix.

 

Como evitar?

É importante ficar atento aos dados que você fornece nas redes sociais. As suas informações públicas podem ser utilizadas para aplicar fraudes. Outro ponto importante é sempre verificar com a outra vítima se é realmente ela que está falando com você e precisando de dinheiro. Sempre tome essa atitude antes de fazer qualquer movimentação financeira.

 

Falsas centrais de atendimento

Desconfie se receber algum contato incomum de empresas ou instituições financeiras. Muitos criminosos fingem fazer parte de organizações para facilitar o recebimento de dados sigilosos e enviar links maliciosos.

 

Como evitar?

O recomendado é que você entre diretamente em contato com a empresa ou instituição financeira que lhe enviou a mensagem. Faça isso pelos canais oficiais como, por exemplo, sites, aplicativos e telefones. Se preferir, você também pode optar por esclarecer sua dúvida presencialmente.

 

Bugs do Pix

Um outro golpe que está se tornando bastante comum é o “bug do Pix”. Nessas situações, os criminosos espalham informações pelas mídias digitais afirmando que há uma falha de funcionamento (bug) do Pix.

Na falsa mensagem é citado que esse erro possibilita ganhar o dobro do dinheiro que foi transferido para determinadas chaves aleatórias. Essas movimentações farão com que a vítima envie o dinheiro diretamente para o golpista.

 

Como evitar?

Não dê credibilidade para tudo que vê na internet. Tenha discernimento e desconfie de mensagens que prometem o ganho de “dinheiro fácil”. Na dúvida, busque informações em canais e veículos da sua confiança.

 

Como posso me prevenir de golpes pelo Pix?

Para não se tornar uma vítima, você pode adotar medidas que evitam esses tipos de golpe. Confira os principais cuidados:

Verifique se o remetente da mensagem é confiável;

Não acesse sites e aplicativos suspeitos;

Não clique em links maliciosos que você recebe por meio das redes sociais;

Não compartilhe dados sigilosos em canais não oficiais;

Não faça transferências bancárias para amigos e familiares, sem antes confirmar a real necessidade com a pessoa em questão;

Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais das instituições financeiras;

Monitore periodicamente o seu CPF para que você não se torne uma vítima de fraude.

 

O Pix é realmente seguro? Posso confiar?

Não precisa se preocupar. O Pix continua sendo uma forma de pagamento segura. Todas as operações são criptografadas, rastreadas e monitoradas 24 horas por dia, todos os dias da semana, seguindo os mais rigorosos protocolos e com um sistema que se comunica diretamente com o Banco Central para evitar fraudes.

Agora, com essas dicas em mãos, você pode ter mais segurança e tranquilidade para usar o seu Pix. Quer saber mais informações sobre esse meio de pagamento e outros assuntos relacionados? Acesse o nosso blog e tenha acesso a muitos conteúdos de qualidade.

Faça parte do Sicredi. Abra a sua conta e seja um associado.

Veja também

Publicado há 11 meses, em 30/05/2023

5 dicas de segurança para suas compras online

Publicado há 1 ano, em 14/03/2023

Dia do Consumidor: Saiba como comprar com segurança, sem perder as ofertas

Publicado há 1 mês, em 20/03/2024

Descomplicando o Imposto de Renda: o que é, prazo e quem deve …