Poupança para os filhos: por onde começar?

Você já pensou em começar uma poupança para os seus filhos? Muitos pais desejam realizar os sonhos dos pequenos como, por exemplo, uma viagem especial, estudos em intercâmbio, cursos universitários, entre outros. Saiba que, com organização e disciplina, é possível economizar dinheiro, garantir uma boa reserva e chegar mais perto desses objetivos. 
 
O hábito de poupar deve começar o quanto antes. Dessa forma, você tem a possibilidade de garantir um futuro financeiro mais tranquilo e seguro para os seus filhos. 

Mas é importante ressaltar que o ato de guardar dinheiro deve ser feito de forma estratégica, desenvolvendo e exercitando ações diárias de controle de gastos e aplicando em investimentos. Quer saber como isso é possível? Continue lendo o nosso post.

 

Dê os primeiros passos para começar a poupar

A educação financeira tem um papel importante nesse processo. Avalie as suas finanças, entenda as suas prioridades e reduza custos. Dessa forma, você conseguirá traçar estratégias que te ajudarão a economizar. 
 
Lembre-se de ser analítico e condizente com a sua realidade atual. Não se comprometa a poupar um valor maior do que é possível no momento. É muito importante também garantir uma boa qualidade de vida no presente.

 

Poupança: uma alternativa simples e segura

A  poupança pode ser uma boa alternativa para quem busca praticidade e facilidade na hora de investir no futuro dos pequenos. Abrir uma conta poupança é simples, seguro e prático. 
 
Esse é um dos investimentos mais recomendados para quem está querendo começar a poupar dinheiro. Suas regras são definidas pelo Banco Central, sendo que somente instituições autorizadas e fiscalizadas pelo órgão podem oferecer o produto. Além disso, é uma opção que se destaca por oferecer remuneração todos os meses. 
 
Esse modelo traz vantagens importantes como liquidez imediata e ausência da cobrança de taxas.

 

Conheça as vantagens em abrir uma conta poupança com a gente.

Mas você também pode apostar em outras opções de investimento para aumentar a sua rentabilidade. Veja a seguir:

 

Outras opções para investir com mais rentabilidade

Para quem busca mais rentabilidade, mas mesmo assim preza pela segurança, existem outras opções de investimentos que são acessíveis e confiáveis.

 

Renda fixa: mais segurança para você

A Renda Fixa garante segurança, estabilidade, tranquilidade e liquidez ao investidor. Confira os tipos:

  • RDC (Registro de Depósito Cooperativo): muito semelhante aos CDBs (Certificado de Depósito Bancário) dos bancos. Cada aplicação tem um prazo determinado e, na data combinada, o investidor recebe o valor que investiu acrescido da rentabilidade prevista na contratação.
  • LCA (Letra de Crédito do Agronegócio): após o vencimento dos títulos, a instituição financeira repassa a remuneração – juros – desses empréstimos para o investidor, ficando com uma porcentagem, de forma similar ao que ocorre com o RDC.

 

Previdência privada: complementando o seu futuro

Outra opção é a previdência privada, uma importante forma de complementar a sua renda para sonhos futuros, além de ser um investimento a longo prazo. 

Os planos de Previdência no Sicredi são administrados pela Icatu Seguros, seguradora líder entre as independentes nos ramos de previdência privada, seguros de vida e capitalização. Sendo essa, mais uma alternativa para você começar a poupar para o futuro do seu filho.
 
Faça boas escolhas na hora de investir. Para saber mais informações sobre investimentos, acesse nosso blog.
 
Aqui no Sicredi, temos diversas opções de investimentos para variados perfis. Gostou das nossas dicas? Seja associado e venha fazer parte do Sicredi.

Veja também

Publicado há 4 meses, em 27/12/2023

Principais dúvidas sobre o seguro residencial do Sicredi

Publicado há 6 meses, em 23/10/2023

6 vantagens do crédito consignado para funcionários públicos

Publicado há 1 mês, em 20/03/2024

Descomplicando o Imposto de Renda: o que é, prazo e quem deve …