Educação financeira: você conversa com seus filhos sobre dinheiro?

Falar sobre dinheiro não é um hábito muito comum na maioria dos lares brasileiros. As pessoas tendem a deixar esse assunto um pouco de lado, mas é importante que a educação financeira seja trabalhada em todas as fases da vida, a começar pela infância.

Ao ser iniciada o quanto antes na temática, a criança passa a entender o valor real do dinheiro, além de criar um relacionamento saudável com as finanças. Ou seja, esse hábito pode ser um grande aliado quando se pensa em poupar e investir no futuro.

Nesse post você irá conferir dicas de como abordar o assunto com seus filhos. Anote as nossas sugestões e coloque em prática com os pequenos.

 

Educação financeira para as crianças

Seja o exemplo

O primeiro passo é servir de exemplo aos filhos. Afinal, as crianças tendem a imitar comportamento e padrões dos pais. Como é a sua relação com o dinheiro? É importante ter uma vida financeira saudável e estável, na medida do possível, e não tratar o assunto como um tabu.

Ao ter conversas sobre dinheiro, tente incluir as crianças e mostre como é importante pensar estrategicamente, analisar o cenário e avaliar os pontos negativos e positivos. Essa atitude irá auxiliar o seu filho a ter uma visão mais clara em relação aos gastos do dia a dia.

 

Faça brincadeiras

As crianças aprendem brincando. Então, por que não iniciar a educação financeira nas brincadeiras do dia a dia? Sugerimos duas brincadeiras simples, mas cheias de aprendizado:

Brincadeira 1: Você pode brincar com seus filhos e presenteá-los com moedinhas e dinheiro de mentirinha. Assim, você apresenta o valor do dinheiro (por exemplo: a nota de R$ 5 vale menos que a de R$ 10) e mostra o animal que representa determinada cédula. Ao final da brincadeira, você pode fazer perguntas e respostas: quem fizer mais pontos, ganha uma moedinha.

Brincadeira 2: Outra brincadeira bastante tradicional é a do mercadinho. Nesse jogo, a ideia é montar um espaço com diferentes itens do supermercado (alimentos, produtos de higiene e limpeza, brinquedos, etc.) com preços variados para os produtos.  Dê uma quantia de moedas para a criança e diga que ela precisa comprar apenas o essencial para a casa. No final, você pode mostrar para ela como teria feito a sua escolha e o motivo de ter feito isso.

Libere a sua imaginação nas brincadeiras! Elas podem ajudar seu filho a criar consciência sobre o valor do dinheiro.

 

Conte histórias

Outra maneira bastante criativa de iniciar a educação financeira é por meio das histórias. De uma forma bastante lúdica, você pode abordar o assunto e despertar a curiosidade da criança.

Há muitos livros infantis sobre essa temática no mercado atualmente. Você pode escolher alguns para contar aos seus filhos e começar um novo hábito.

Confira algumas indicações:

  • “A Semente da Riqueza” - Angélica Rodrigues Santos e Rogério Olegário do Carmo
  • “O Pé de Meia Mágico” - Álvaro Modernell
  • “Dinheiro Compra Tudo?” - Cássia D’Aquino

Ofereça mesada

Você já pensou em dar uma mesada para as crianças? Se for possível e estiver dentro do seu orçamento, você pode separar uma quantia de dinheiro para dar ao seu filho periodicamente.

Explique que o valor deve ser bem gerenciado para durar todo o mês, pois você não dará mais dinheiro caso venha a faltar. Isso fará com que a criança crie responsabilidade e aprenda a fazer escolhas inteligentes.

Mas lembre-se: a mesada precisa ser conquistada, então você pode conversar e explicar que o valor só será dado caso haja bom comportamento em casa e na escola. Seja justo.

 

Dê um cofrinho

É fundamental falar da importância de poupar dinheiro com os filhos. Por isso, o cofrinho pode ser uma ótima representação para este fim.

Mostre que economizar dinheiro pode ser o primeiro passo para realizar sonhos. É preciso ter constância e disciplina no hábito de poupar. Para ficar mais palpável dê exemplos reais, citando algum brinquedo que a criança deseje e quanto tempo e dinheiro precisaria economizar para comprá-lo.

Aqui seu dinheiro rende mais e melhor. Abra uma poupança no Sicredi.

Veja também

Publicado há 6 meses, em 12/10/2023

Como abordar a Educação Financeira com crianças?

Publicado há 1 ano, em 26/04/2023

6 mitos e verdades sobre o cartão de crédito

Publicado há 1 mês, em 20/03/2024

Descomplicando o Imposto de Renda: o que é, prazo e quem deve …