Como não comprometer suas finanças na Black Friday

A última sexta-feira do mês de novembro é marcada pela Black Friday, um momento considerado propício para impulsionar o faturamento das empresas, já que os consumidores estão mais propensos e aproveitar as ofertas. Para ter uma ideia, só em 2021, a data movimentou R$5,4 bilhões, contando o período da quinta-feira às 0h até às 23h59 da sexta-feira.

Falta pouco para a Black Friday 2022, mas antes de aproveitar a época de preços atrativos, vale a reflexão: como não comprometer sua saúde financeira? Veja nossas dicas e faça deste um bom momento para você e o seu bolso.

1. Analise a sua situação financeira: Uma tentação chamada Black Friday. A gente sabe que só de ler ou ouvir já dá aquela vontade de dar pelo menos uma espiadinha nas ofertas. Para manter a racionalidade nessas horas, você precisa analisar a sua situação financeira. Se todos os seus compromissos financeiros estiverem em dia, pode ser uma boa aproveitar as promoções. Mas se você já estiver com dificuldades, por melhor que seja a oferta, só vai piorar a sua situação.

2. Defina um objetivo: Saiba exatamente o que você vai comprar, pois existe uma diferença entre aquilo que você quer e o que realmente precisa. Muitas vezes costumamos pensar em gatilhos de recompensa, como “Eu mereço isso”, “Eu trabalho para comprar isso”. Com certeza é preciso se recompensar às vezes, mas não esqueça de se perguntar “Eu realmente PRECISO disso?” e “Vou usar isso?”.

3. Estabeleça um orçamento: Tudo nesta vida tem limites, inclusive o seu orçamento para gastar na Black Friday. Por isso, é importante definir um valor total para as compras que poderá fazer, levando em conta as suas despesas fixas. Também é importante pensar a longo prazo, pois uma compra grande ou com muitas parcelas pode impactar seu orçamento por vários meses.

4. Faça uma pesquisa de preços:  Será que é mesmo uma promoção ou está pela metade do dobro do preço? Fique atento e pesquise os valores para comparar antes de comprar. Na internet existem ferramentas gratuitas que te ajudam a analisar o histórico dos preços de diversos itens, como o Zoom e o Buscapé.

5. Verifique a melhor forma de pagamento: À vista ou parcelado? No crédito ou no débito? Analise o que vale mais a pena para o seu bolso, comparando o valor final do produto em cada tipo de compra e a sua capacidade de pagamento. Se você tem condições e a diferença de valor for significativa, vale a pena aproveitar o desconto do valor à vista, por exemplo.

E aí, pronto para a Black Friday 2022? Aproveite as ofertas com consciência financeira!

Veja também

Publicado há 6 meses, em 12/10/2023

Como abordar a Educação Financeira com crianças?

Publicado há 1 ano, em 26/04/2023

6 mitos e verdades sobre o cartão de crédito

Publicado há 1 mês, em 20/03/2024

Descomplicando o Imposto de Renda: o que é, prazo e quem deve …