Sicredi Alto Uruguai realiza I Open Space do PUFV

Integrando o programa A União Faz a Vida, o evento digital inovou a apresentação de projetos educacionais

Visando realizar uma troca de boas práticas de projetos realizados pela metodologia do programa A União Faz a Vida em 2020, na quinta-feira, 10, a Sicredi Alto Uruguai realizou o I Open Space, no formato digital. Na oportunidade, participaram mais de 200 professores que integram os 12 municípios onde o programa é desenvolvido pela Cooperativa.

Para participar do evento, cada município pode cadastrar um projeto por categoria – educação infantil, anos iniciais e anos finais do ensino fundamental. No total, 20 projetos foram apresentados, dos 100 desenvolvidos neste ano entre as escolas integrantes do A União Faz a Vida.

O programa, no qual está vinculado o projeto Abelhas Fora da Caixa – realizado em 2020 –, é a principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi. Desenvolvido há mais de duas décadas na Cooperativa, no final de cada ano, através do programa, eram promovidas mostras pedagógicas para apresentar os projetos idealizados no período. Porém, neste ano, em função da pandemia o Open Space trouxe a oportunidade dos trabalhos continuarem sendo socializados, porém, de maneira online e diretamente pelos docentes que os desenvolveram. Estiveram envolvidos também, assessores pedagógicos, que forma mediadores das salas de cada categoria da educação e toda a estrutura da Área de Relacionamento da Cooperativa.

Uma das participantes foi a professora da Escola Rui Barbosa, da linha Getúlio Vargas, Frederico Westphalen/RS, Carine Garcia Barimarquer. Ela comenta sobre a forma inovadora que precisaram desenvolver seus trabalhos. “Foi necessário nos reinventarmos para dar continuidade à aprendizagem dos alunos e chegar aos nossos objetivos. Neste contexto, o Open Space foi importante, pois conseguimos compartilhar nossas boas práticas, as ideias transformadas em projetos que deram certo e que, com certeza, fazem muita diferença na vida das crianças que participam. Também conseguimos ver outros bons projetos que nos inspiraram também. Acredito que a educação do nosso país precisa mais oportunidades como esta, para compartilharmos experiências e também adquirirmos novos saberes”, frisa a docente.

Segundo a assessora de Programas Sociais, Kari Spada, o Open Space proporcionou momentos enriquecedores. “Nunca realizamos as apresentações neste formato. A ideia foi manter aquecida a socialização dos projetos e também conhecer iniciativas diferentes, novas realidades, já que envolveram profissionais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Com certeza, houve uma troca muito rica de conhecimentos que serviram de inspiração. Com isso, vamos mostrando que o A União Faz a Vida, por meio do Projeto Abelhas Fora da Caixa, trouxe inovação e reforçou que a Sicredi tem compromisso com a educação, baseada na cooperação e na cidadania”, salienta.

Palestra

O encerramento do programa será na quarta-feira, dia 16, às 16 horas, com a palestra digital de Rossandro Klinjey, encerrando o Projeto Abelhas Fora da Caixa, vinculado ao Programa A União Faz a Vida. Rossandro é palestrante, escritor, psicólogo e mestre em saúde coletiva. Ele professor universitário por mais de 10 anos, hoje se dedica a palestras no Brasil, Europa e Estados Unidos. A palestra digital será transmitida pelo Youtube da Cooperativa.

Veja também

Publicado ontem - 25/04/2024

Professores do programa A União Faz a Vida participam de formação

Publicado há 4 meses, em 01/12/2023

Mostras Pedagógicas encerram as atividades do A União Faz a Vida em …

Publicado ontem - 25/04/2024

Pouso Alegre/MG: Mais de 2,5 mil pessoas são beneficiadas pelo Fundo de …