PUFV: Protagonismo dos alunos é apresentado em mostras pedagógicas

Projetos construídos por meio do programa A União Faz a Vida são expostos à comunidade escolar de 13 municípios que mantêm o programa da Sicredi Conexão

Como forma de valorizar o trabalho desenvolvido durante o ano letivo, estão acontecendo as mostras pedagógicas que fazem parte do programa A União Faz a Vida da Sicredi Conexão, que tem por objetivo construir e vivenciar atitudes e valores, através de ações de cooperação e cidadania.

As mostras, promovidas em cada um dos 13 municípios que mantêm o programa – dois em SC e 11 no RS –, são momentos destinados para celebrar a aprendizagem. Nestes espaços, professores e educandos compartilham com a comunidade escolar o que construíram, demonstrando os aprendizados.

Segundo a analista de Desenvolvimento e Cooperativismo, Jaqueline Somavilla, as mostras são oportunidades de dar o protagonismo aos estudantes na apresentação dos projetos construídos em parceria com os professores. “São momentos de socialização da aprendizagem e, também, uma forma de aproximar, cada vez mais, a rede de compromisso que envolve educandos, docentes, gestores de escolas, Secretarias de Educação, poderes públicos, apoiadores, assessoras pedagógicas e embaixadores. O resultado desta união está sendo um lindo trabalho, que mostra a transformação desses protagonistas e encanta os participantes”, garante Jaqueline.

Atualmente, o programa envolve 6.826 estudantes, 840 docentes, 928 colaboradores, dois Estados, 13 cidades e 409 projetos. Um dos projetos é o coordenado pela professora de Matemática, Iliane Maria Hubert, da Escola Municipal Santa Bárbara, do distrito de Saltinho, em Rodeio Bonito/RS.

– Este ano foi importante para a instituição de ensino, principalmente para a área das exatas, na qual encontramos as maiores dificuldades nos nossos estudantes. Pensando em amenizar isso, realizamos um projeto voltado a jogos, com destaque ao xadrez que ajuda a desenvolver o raciocínio lógico e a concentração. Os educandos abraçaram a causa, se apaixonaram pelo projeto e aprenderam a jogar. Pesquisaram a história e as regras do e até mesmo as crianças e adolescentes com mais dificuldades se sentiram vitoriosos. Como professora, me sinto realizada com esta iniciativa, mesmo sabendo que temos uma longa caminha pela frente na busca incessante pelo aprendizado, mas este projeto está sendo um grande passo nesta trajetória. Estou muito feliz em fazer parte do A União Faz a Vida que nos ajuda a melhorarmos sempre mais o processo de ensino-aprendizagem – frisa Iliane.

Programações

As mostras já foram realizadas em Rodeio Bonito, Planalto, Seberi, Erval Seco, Taquaruçu do Sul, Frederico Westphalen e Ametista do Sul, no Rio Grande do Sul, e em Maravilha, em Santa Catarina. As demais têm datas e horários definidos:

- 24/11: 13h30min às 18 horas – Pinhal/RS, na Emei Padre Benjamin Rosato.

- 24/11: 14 horas às 20 horas – São Carlos/SC, no ginásio municipal de esportes.

- 25/11: 16 horas às 20 horas – Frederico Westphalen/RS, na Emei Mãe de Deus, na Emei John Ongmann e na Emei São Cristóvão.

- 25/11: 19 horas – Taquaruçu do Sul/RS, na Emei Pedacinho do Céu.

- 30/11: 9 horas às 17 horas – Vista Alegre/RS, no Clube Sol d’ América.

Veja também

Publicado há 9 dias, em 25/04/2024

Professores do programa A União Faz a Vida participam de formação

Publicado há 5 meses, em 01/12/2023

Mostras Pedagógicas encerram as atividades do A União Faz a Vida em …

Publicado segunda-feira - 29/04/2024

Sicredi Conexão inaugura agência em São Gonçalo do Sapucaí/MG