Projeto do Sicredi e da URI/FW é destaque no RS, sendo premiado na Expointer

Small Farm Hub é contemplado na categoria “Depois da Porteira” do 10º Prêmio Vencedores do Agro, e no 2º Prêmio Esteio do Agro na classe “Inovação Digital”

Voltado ao desenvolvimento de soluções tecnológicas para pequenas propriedades rurais inteligentes, o Projeto Small Farm Hub da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG e da URI/FW, realizado em parceria com o Inova RS e outras instituições, foi premiado pela Federasul, na categoria “Depois da Porteira” do 10º Prêmio Vencedores do Agro, e pelo 2º Prêmio Esteio do Agro na classe “Inovação Digital”. As honrarias foram entregues nos dias 30 e 31 de agosto, durante a Expointer que acontece em Esteio/RS.

Dentre os 64 cases inscritos na premiação da Federasul, o projeto de inovação tecnológica rural foi contemplado na categoria “Depois da Porteira”, para projetos relacionados à pós-produção no agronegócio, das áreas de armazenamento, distribuição e serviços associados.

Já a honraria, promovida pela Prefeitura de Esteio e pelo Grupo Sinos, com o apoio da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), foi dividida em seis categorias e o Small Farm Hub recebeu o prêmio Inovação Digital, dedicado a iniciativas tecnológicas em prol do agronegócio.

Segundo o diretor Executivo da Cooperativa, Márcio Girardi, que esteve presente na entrega da premiação, é motivo de satisfação receber este destaque. “Para o nosso empreendimento é motivo de orgulho, pois o projeto foi lançado durante a Expofred, em abril deste ano, e ainda muito jovem já recebeu este reconhecimento estadual, como uma das iniciativas exemplo de inovação para o Rio Grande do Sul. Então, em nome da Cooperativa, nossa enorme gratidão em fazer parte desta iniciativa, por cooperarmos por uma sociedade ainda mais próspera, através das parcerias”, enaltece Girardi.

Ainda com relação ao projeto, o diretor Executivo menciona que através da cooperação com a URI/FW e outros parceiros, foi possível viabilizar o Hub que tem como principal finalidade atender as demandas das pequenas propriedades do Médio e Alto Uruguai, pois a iniciativa visa entender as necessidades, atuar sobre elas e prover soluções. “Os próximos anos serão fundamentais, pois teremos entregas aderentes a este objetivo, que possam contribuir, viabilizar e apoiar a pequena propriedade rural a ter resultados de inovação dentro da sua realidade. Nossas expectativas são as melhores possíveis, com os efeitos positivos que ainda alcançaremos”, destaca o gestor.

Com o mesmo viés, o gerente de Estratégia e Inovação da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, Renato da Silva, ressalta que será impactada toda a cadeia do agro em que as pequenas propriedades estão envolvidas. “Desta forma, com este propósito de buscar fomento tecnológico e também desenvolvimento do empreendedorismo, estamos constituindo esta proposta com o olhar para 131 municípios do Norte do Estado, conectando todo o ecossistema, partindo da premissa da quádrupla hélice, olhando para a sociedade civil, empresas privadas, as instituições de ensino e o poder público. Estamos todos atuando para que possamos elevar cada vez mais o fortalecimento do agro na região”, frisa Silva.

Através deste projeto, que é um dos primeiros hubs do mundo de inovação voltado às pequenas propriedades, será possível sensibilizar a cadeia do agro, produzir conteúdos específicos, oferecer acesso a investimentos, capacitação e metodologia para ajudar empresas do setor na cultura de inovação.

Veja também

Publicado quarta-feira - 24/04/2024

Sicredi é Top of Mind RS 2024

Publicado terça-feira - 23/04/2024

Sicredi conquista 5ª posição na lista Top Companies do setor financeiro do …

Publicado ontem - 26/04/2024

Sicredi lança relatório “Sondagem de Safras”