Projeto de sustentabilidade em Pinhal/RS recebe apoio do Fundo de Desenvolvimento Regional

Salão da comunidade de Alto Paraíso, conta com energia fotovoltaica

O Fundo de Desenvolvimento Regional é uma iniciativa da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, que desde 2018 contribui com o desenvolvimento social, humano, ambiental e econômico, dos associados e da sociedade. Entre elas, está o projeto de Geração de Energia com Sustentabilidade da comunidade de Alto Paraíso, em Pinhal/RS. A ação previu a instalação de um sistema de energia fotovoltaica, com o intuito de gerar economia no pavilhão da comunidade, utilizado semanalmente para integração e socialização dos grupos locais.

A moradora da comunidade, Nelma Terezinha Casal Testa, justifica que o pensamento de fazer este projeto surgiu por uma necessidade e também foi uma consciência de sustentabilidade. “Quando descobrimos que tinha esta possibilidade, através do Sicredi, elaboramos o projeto e fomos agraciados com um valor, conquistado através do Fundo de Desenvolvimento Regional. Para a nossa alegria, conseguimos reduzir o investimento em energia e também fortalecer nossa consciência ambiental”, frisa Nelma.

Outro morador, Odacir Zanetti, explica que a energia elétrica está tendo um custo muito alto. “Por este motivo, resolvemos ir em busca de alternativas para que pudéssemos diminuir este valor e a instalação destes equipamentos foi a opção que encontramos. Como não sobramos muitos recursos de nossas promoções, se não tivéssemos este apoio da Cooperativa, através do Fundo, seria mais difícil conseguirmos fazer este investimento no salão. O Sicredi está no caminho certo de apoiar as comunidades, pois esta ajuda da Cooperativa é bem importante para as entidades se manterem”, destaca Zanetti.

Inscrições

Para 2022, as inscrições de projetos para o Fundo de Desenvolvimento Regional estão abertas. Se a sua entidade possui uma iniciativa inovadora e empreendedora que agrega renda e qualidade de vida às pessoas e a sua região, acesse o regulamento em sicredialtouruguai.com.br.

Veja também

Publicado em 15/07/2022 às 11:44

Sicredi destina mais de R$ 2,8 milhões ao Fundo de Desenvolvimento Regional

Publicado em 19/05/2022 às 08:30

Projeto beneficia moradores com problemas de acesso à internet

Publicado hoje às 09:06

Sicredi lança plataforma de cursos on-line e aberta ao público