Projeto de Desenvolvimento do Turismo Regional tem workshops concluídos

No total, foram realizadas 17 oficinas com participação superior a 550 pessoas

Com o intuito de avançar no Projeto de Desenvolvimento do Turismo Regional, foi concluída mais uma etapa do processo com a finalização dos workshops, realizados nos municípios envolvidos na iniciativa.

No total, as oficinas contaram com a participação de 557 pessoas, que representaram os poderes públicos, a iniciativa privada e a comunidade em geral, da cidade e do interior, em que, na oportunidade, receberam orientações para a construção do plano municipal de turismo.

Uma das participantes foi a secretária de Turismo de Iraí/RS, Márcia Maristela Bernardi, que destacou a elaboração dos Planos Municipais de Turismo deixou os participantes bem otimistas. “Percebemos que através da união e organização podemos evoluir muito na oferta turística da região. Além disso, foram muito interessantes as visitas técnicas que realizamos, porque nos oportunizaram vislumbrar as atividades e experiências vividas em turismo em outras regiões. Com isso, tivemos a certeza que é possível nós também evoluirmos muito no turismo da região da Rota Águas e Pedras”, acredita. O potencial da região é mencionado também pela palestrante e consultora em turismo pelo Sebrae-RS, Ivane Maria Remus Fávero, que ministrou todas as oficinas.

– É inegável o grande potencial que esta região tem. O que foi impactante para mim foi que os próprios participantes, moradores dos municípios, evidenciaram que possuem muitas forças que não eram percebidas. Muitas delas, a própria comunidade local desconhece. Eles também entenderam a necessidade de seguir trabalhando em conjunto e isso é muito importante. Então, os resultados destes encontros foram excelentes e superaram minhas expectativas, tanto em quantidade de público como em qualidade do que foi construído. Tivemos a representação da sociedade, o que prova que os planos foram estruturados pela comunidade, com esta metodologia participativa e integradora –, frisa.

Em nome da Cooperativa, o assessor de relacionamento de cooperativismo, Rodrigo Castelli, afirma que a sensação é de dever cumprido com a realização das oficinas. “Os workshops serviram para planejar as ações nos próximos quatro anos. Nestas oportunidades, foi construído também o posicionamento estratégico do município e o que pode ser divulgado em sites e redes sociais para propagar estes atrativos. Estamos muito contentes, pois em cada encontro foi deixado um legado, foi plantada uma semente de desenvolvimento que as futuras gerações poderão colher”, resume o assessor.

Próximas etapas

De posse dos dados levantados em cada oficina, a turismóloga vai compilar todas as informações, posteriormente disponibilizando aos municípios para que possam aproveitá-las no desenvolvimento do turismo. Além disso, em novembro está prevista uma viagem para Gramado/RS, durante a Festuris, e outras visitas de benchmarking. “Teremos ainda um Fórum de encerramento desta etapa, com a entrega dos planos municipais com a participação de representantes de cada município envolvido. Depois, no início do ano que vem, acontecerão as consultorias para melhor andamento do projeto e avaliação das estratégias de desenvolvimento”, conclui Castelli.

O projeto é realizado por meio da ação de intercooperação entre Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG e Sicredi Região da Produção RS/SC/MG, além de contar também com a participação do Sebrae-RS.

Veja também

Publicado há 4 meses, em 28/12/2023

Lideranças apresentam os avanços alcançados através do Projeto do Turismo

Publicado há 6 meses, em 30/10/2023

Visitas técnicas motivam empreendedores do turismo regional

Publicado segunda-feira - 29/04/2024

Sicredi Conexão inaugura agência em São Gonçalo do Sapucaí/MG