Professores participam de formação do programa A União Faz a Vida

Mais de 600 docentes de 11 municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina foram orientados sobre a metodologia e o protagonismo do programa

A principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi é o Programa A União Faz a Vida, que objetiva construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania. Desta forma, a educação cooperativa age de forma a educar os jovens para que aprendam no ambiente escolar, a desenvolver projetos e iniciativas capazes de transformar a sociedade e atender aos desejos e anseios das comunidades. Neste sentido, a cooperação só existe por meio de ações coordenadas entre grupos de pessoas que tenham um objetivo comum.

Para fortalecer estes grupos, nos meses de abril, maio e junho, a Cooperativa ofereceu formações sobre a metodologia do programa, a 600 professores dos 11 munícipios onde está presente com o A União Faz a Vida – Pinhal, Erval Seco, Vista Alegre, Planalto, Ametista do Sul, Pinheirinho do Vale, Rodeio Bonito, Caiçara e Taquaruçu do Sul, no Rio Grande do Sul, Maravilha e São Carlos, em Santa Catarina.

As formações, realizadas de forma digital, sendo voltadas aos docentes da educação infantil, anos Iniciais e anos finais, foram ministradas pelos facilitadores, Flávia Burdzinski de Souza, professora de Pós-graduação da UFFS – campus de Erechim/RS, que também é idealizadora da página Pedagoga da Orelha Verde, a qual traz a importância da pedagogia da pergunta na docência da educação infantil. Também esteve participando o professor, Flávio Tófani, formado em Comunicação e que, atualmente, está à frente de diversos projetos voluntários, proporcionando formação e desenvolvimento a pessoas em comunidades carentes e situações de vulnerabilidade social. As capacitações ainda focaram na importância da metodologia ativa ao protagonismo do professor e do aluno, através da “Boa Pergunta”, valorizando a curiosidade do estudante, através de expedições investigativas. Por meio desta base de interesse são realizados os projetos.

Uma das participantes, foi a coordenadora local do programa em Pinheirinho do Vale/RS, Leani Silveira. A docente enalteceu a preocupação da Cooperativa em apoiar os professores, oferecendo formação no conforto do lar de cada um. “Estamos felizes pelo aprendizado, porque os palestrantes expuseram os assuntos, de forma clara e objetiva, mostrando a importância de conhecer um pouco mais da metodologia ativa, através da qual o educador poderá estruturar sua aula com base nas dúvidas e curiosidades dos alunos, não seguindo um método pronto”, justifica Leani.

Já a coordenadora local do programa em São Carlos/SC, Janete Maria Sander Giongo, afirmou “As formações são sempre momentos inspiradores e que nos motivam a acreditar que é possível realizar excelentes projetos nas escolas, os palestrantes conseguiram expor muitas alternativas e inspirações para nós professores”.

Detalhando mais sobre o programa, a assessora pedagógica, Jessica De Marco, comenta que um dos diferenciais do A União Faz a Vida são as oportunidades de desenvolvimento profissional docente, através dessas formações. “O programa busca compreender quais são as necessidades de cada município, de cada educador e promove momentos de reflexão e conhecimentos, enfatizando a relação teoria e prática. Por isso, entendo que as formações promovidas contribuíram de maneira assertiva na prática pedagógica docente, bem como no desenvolvimento dos projetos, que nascem das curiosidades das crianças e adolescentes, estimulando o protagonismo, o pensamento crítico, a cooperação e a cidadania, que são capazes de gerar desenvolvimento às comunidades e as suas próprias vidas”, frisa a assessora pedagógica.

Veja também

Publicado ontem - 25/04/2024

Professores do programa A União Faz a Vida participam de formação

Publicado há 4 meses, em 01/12/2023

Mostras Pedagógicas encerram as atividades do A União Faz a Vida em …

Publicado hoje - 26/04/2024

Sicredi lança relatório “Sondagem de Safras”