Open Banking agora é Open Finance

Sistema financeiro aberto passa a permitir que o compartilhamento de dados beneficie o usuário a buscar as melhores opções de serviços

Uma grande novidade está sendo implementada no Brasil e vai trazer diversos avanços para a experiência financeira das pessoas. Trata-se do Open Finance, um sistema financeiro aberto que traz mais transparência e autonomia para a rotina do associado. Com ele, é possível decidir quais instituições financeiras terão acesso às suas informações e para quais finalidades em um período específico.

Todo o processo é feito de forma eletrônica, no entanto, a autorização para compartilhar os dados com outras instituições cabe a cada associado, conforme explica o Diretor Executivo, Márcio Girardi.

– Tudo isso só vai funcionar com o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Então, como as pessoas físicas e as empresas são proprietárias dos seus dados, nada pode ser feito sem que elas deem um consentimento. O Sicredi respeita a LGPD, porque ela é a segurança que todos os nossos associados têm e que a instituição, como cooperativa de crédito, possui – frisou. O Diretor Executivo ainda detalha que, com o avanço nas etapas de implementação, novas possibilidades estarão disponíveis.

– Esses dados são de movimentações, consumo, produtos, serviços, operações, taxas, prazos, enfim, sobre a vida financeira. Até então, isso não acontecia tão facilmente, porque os dados eram limitados. Agora com o Open Finance, a gente vai ter uma abertura de possibilidades. É uma inovação muito grande que mudará o futuro do sistema financeiro.  – ressaltou.

Como vai funcionar?

Os associados poderão permitir o compartilhamento de dados por meio do próprio aplicativo do Sicredi. Todo o processo é feito de forma eletrônica, no entanto, a autorização para compartilhar dados com outras instituições cabe ao usuário.

A implementação está acontecendo de forma gradual. A etapa vigente do Open Finance está permitindo o compartilhamento de dados cadastrais e transacionais, contas correntes, cartões e operações de crédito. “Ao longo das próximas semanas deve iniciar o compartilhamento de dados dos pagamentos via PIX, depois devem entrar outros produtos e serviços, como câmbio, investimentos, seguros”, explicou Girardi. Sendo que a última etapa de implementação está prevista para junho de 2022.

Quais as vantagens?

Com o Open Finance é possível que as instituições evoluam com as soluções que já trabalham. Além disso, aumenta as chances do mercado financeiro inovar na sua atuação e no seu funcionamento. Ao compartilhar as suas informações, também é possível que a instituição conheça melhor as necessidades do associado, possibilitando ofertas personalizadas e um atendimento mais eficiente.

Ficou com dúvidas? Clique aqui e saiba mais sobre o Open Finance!

Veja também

Publicado segunda-feira - 22/04/2024

Sicredi gera R$ 23,5 bilhões em benefícios econômicos para seus associados em …

Publicado há 17 dias, em 08/04/2024

Sicredi contará com mais de 240 pontos de atendimento em SC em …

Publicado ontem - 25/04/2024

Pouso Alegre/MG: Mais de 2,5 mil pessoas são beneficiadas pelo Fundo de …