Hub busca soluções ao agro e contribui com o desenvolvimento regional

Iniciativa da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG e da URI/FW com apoio de outras entidades, foi lançada na Expofred, com a presença do vice-presidente da República

Como forma de fortalecer parcerias e ainda contribuir com o desenvolvimento regional, a Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG e a URI/FW, com colaboração de outras instituições, constituíram o Small Farm Hub – dentro do Programa Inova RS. O propósito é buscar soluções para as pequenas propriedades rurais e contribuir com o progresso dos municípios da região.

Para apresentar esta iniciativa à comunidade, integrando a programação da Expofred 2022, que acontece em Frederico Westphalen/RS, na quarta-feira, 20, foi realizado o lançamento deste projeto. O momento contou com a presença de vice-presidente da República, Antonio Hamilton Martins Mourão, o prefeito e vice-prefeito de Frederico Westphalen, José Alberto Panosso e João Vendrusculo, vice-presidente da Câmara de Vereadores de Frederico Westphalen, Leandro Mazzutti, além de representantes das instituições envolvidas, lideranças e autoridades.

O gerente de Planejamento Estratégico da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, Renato da Silva, explica que um hub de inovação tem como essência a união de diversas pessoas e entidades com o objetivo de estabelecer conexões e gerar negócios. “O hub estará sediado no campus da URI/FW e essa iniciativa está relacionada com o projeto do governo do Estado, o Inova RS, sendo capitaneado pela universidade, promovendo a interação entre os atores do ecossistema da quadrupla hélice (universidades, poder público, poder privado e sociedade civil)”, esclarece Silva.

De acordo com a presidente da Cooperativa, Angelita Marisa Cadoná, esta iniciativa atende as aspirações estratégicas da Cooperativa de longo prazo, conectando algumas instituições privadas e o governo do Estado em prol no agro. “O foco está no incentivo a inovações tecnológicas, a partir das necessidades específicas das pequenas propriedades, no que tange os sistemas de gestão e qualidade. Apoiamos este hub, pois o agro tem muita força na nossa região e os objetivos deste projeto atendem a forma que nós, enquanto Cooperativa, pensamos de incentivar o empreendedorismo e desenvolver as comunidades. Acreditamos que os resultados serão muito positivos”, assegura Angelita.  

Através deste projeto, que é um dos primeiros hubs do mundo de inovação voltado às pequenas propriedades, será possível sensibilizar a cadeia do agro, produzir conteúdos específicos, oferecer acesso a investimentos, capacitação e metodologia para ajudar empresas do setor na cultura de inovação.  

Vice-presidente da República

O general Antonio Hamilton Martins Mourão destacou a iniciativa, por juntar pessoas de interesse parecidos, buscando o bem comum, nesse caso voltado ao agronegócio. “Este setor está evoluindo a cada ano, pois está investindo em tecnologia e, agora, unindo também o conhecimento. Acreditamos que através deste hub, o agro só tende a crescer ainda mais e a desenvolver esta região. Estou muito satisfeito em ver ações como esta, pois prova que temos pessoas muito capazes de fazer nosso país avançar cada vez mais, como estamos vendo aqui, com este projeto inovador. Com isso, terei ferramentas para defender na capital federal este empreendedorismo e inovação que estão sendo feitos nesta parte do Brasil, se precisarem do nosso apoio”, finalizou.

Veja também

Publicado segunda-feira - 22/04/2024

Sicredi gera R$ 23,5 bilhões em benefícios econômicos para seus associados em …

Publicado há 18 dias, em 08/04/2024

Sicredi contará com mais de 240 pontos de atendimento em SC em …

Publicado ontem - 26/04/2024

Sicredi lança relatório “Sondagem de Safras”