Campanha de Visão recebe apoio do Fundo de Desenvolvimento Regional

Alunos de escola de Saudades/SC foram beneficiados pela iniciativa, realizada pela parceria entre Lions Clube e Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG

Contribuir com a qualidade de vida das pessoas que residem nos municípios onde a Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG está presente é um dos propósitos da Cooperativa. Nesse sentido, a instituição firmou parceria com o Lions Clube de Saudades/SC e, por meio do Fundo de Desenvolvimento Regional, apoiou a Campanha de Visão. O projeto viabilizou que voluntários do clube de serviço visitassem a Escola Municipal de Ensino Fundamental, oferecendo aos estudantes testes de visão, gratuitamente.

Segundo a presidente do Lions local, Janete Saling, esta é uma campanha desenvolvida pelo clube de serviço no mundo todo. “Verificamos que nas escolas é o lugar onde os problemas de visão são identificados com mais facilidade e muitos pais não têm condições de fazer o encaminhamento para buscar solução ao filho que tem esta dificuldade. Com o projeto, conseguimos levar um técnico na instituição de ensino, ele faz a primeira avaliação e, em caso de necessidade, encaminha para consulta oftalmológica. Se o médico prescrever óculos, nós pagamos também a lente a estas crianças. Graças ao apoio do Sicredi, neste ano, conseguimos fazer uma campanha mais abrangente, contemplando mais pessoas”, descreve Janete.

Uma das crianças beneficiadas é Maria Valentina Cortina, que relata sua dificuldade. “Eu via as letrinhas bem pequenas quando a professora escrevia no quadro. Quando eu ia bem pertinho, conseguia enxergar melhor. Aí eu voltava até ao meu lugar para escrever a palavra. Agora que uso óculos, estou vendo bem melhor, consigo ler bem direitinho o que a professora escreve e copio no meu caderno”, conta a aluna.

A mãe da estudante, Neiva Maria Borghardt, avalia o projeto como importante. “Fiquei muito satisfeita em saber que esta iniciativa está sendo desenvolvida, pois tem famílias que nunca iriam atrás de alguma ajuda para melhorar a visão dos filhos, com a alegação de não ter condições financeiras. Então, dou parabéns pela realização deste projeto, especialmente por ter ajudado também a minha filha. Sou grata por esta campanha estar melhorando a qualidade de vida dessas crianças”, destaca Neiva.

Nesse sentido, a diretora do estabelecimento de ensino, Janete Schwaab Franz, ressalta a necessidade de, através de exames especializados, avaliar e cuidar da saúde ocular dos alunos. “Sabemos o quanto este projeto tem ajudado nossos estudantes e estamos felizes por isso. Assim, o Sicredi mais uma vez cumpre com seu papel cooperativista, exercendo o interesse pela comunidade, promovendo a melhoria da qualidade de vida das pessoas que nela residem, principalmente dos alunos da nossa escola”, frisa a diretora.

Projetos podem ser cadastrados

As inscrições deste ano para o Fundo de Desenvolvimento Regional já estão abertas. Se você tem uma iniciativa inovadora e empreendedora, que agregue renda e qualidade de vida às pessoas, inscreva seu projeto em sicredialtouruguai.com.br.

Veja também

Publicado quinta-feira - 25/04/2024

Pouso Alegre/MG: Mais de 2,5 mil pessoas são beneficiadas pelo Fundo de …

Publicado quarta-feira - 24/04/2024

Fundo de Desenvolvimento Regional da Sicredi Conexão transforma realidades em Maravilha/SC

Publicado ontem - 26/04/2024

Sicredi lança relatório “Sondagem de Safras”