Tudo o que você precisa saber sobre o PIX

O que é o Pix?

É um novo meio de pagamento instantâneo, desenvolvido pelo Banco Central, para você ter mais facilidade para transferir, pagar e receber, a qualquer horário ou dia da semana. Com o Pix, você vai precisar de apenas um dado para transacionar: pode ser o CPF, o CNPJ, o e-mail ou o número do celular. Todas essas opções serão chamadas de chaves e você já pode cadastrar as suas pelo aplicativo Sicredi. Esse serviço estará disponível para uso a partir de 16/11/2020.

Como o Pix funciona?

Pelo aplicativo Sicredi, você vai poder fazer os pagamentos, transferências e receber valores. O passo a passo vai ser bem parecido com o que já conhece, porém, existem três formas de enviar ou receber o dinheiro: dados bancários, QR Code ou chave Pix. 

Quais são os benefícios do Pix?

  • Rápido - Em apenas alguns segundos após a transação o dinheiro entra na conta de destino.
  • É simples - Praticidade na hora de transferir. Você poderá usar dados simples como CPF/CNPJ, e-mail ou celular, além de QR Codes ou dados bancários.
  • Seguro - Solução regulamentada pelo Banco Central e com a segurança do Sicredi nas transações.
  • Quando quiser - Serviço disponível 24 horas, todos os dias do ano, incluindo finais de semana e feriados.
  • Bom para o seu negócio - Ainda mais facilidade no fluxo de caixa, com recebimento de pagamentos na hora.

O que é o cadastro do Pix?

Desde do dia 05/10 os associados podem cadastrar suas chaves.  É só cadastrar seu CPF/CNPJ, e-mail ou celular pelo aplicativo Sicredi, clicando em Menu > Pix. Assim você já deixa tudo pronto para usar a solução quando for lançado, em 16/11/2020.

O que é a chave Pix?

A chave Pix, um dos grandes diferenciais desse meio de pagamento, são dados que identificam a sua conta transacional e representam o endereço da sua conta no Pix. Existem quatro tipos de chave Pix: pode ser seu CPF ou CNPJ, e-mail, número de celular ou chave aleatória, que é um conjunto de números, letras e símbolos gerados pelo sistema. Ou seja, ela é o que permite enviar ou receber um valor apenas com uma dessas informações, sem a necessidade de informar o número do banco, agência, conta, nome completo e CPF. Por esse motivo é necessário cadastrar essa chave diretamente no aplicativo do Sicredi, já que, automaticamente, a chave que você estiver cadastrando vai representar todos os dados da sua conta. 

Por que o Pix é tão inovador?

Esse é um passo importante na evolução do Sistema Nacional Financeiro (SNF), pois moderniza os mecanismos do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB). Além de ser seguro, eficiente e ágil nas operações, essa ferramenta vai ao encontro de uma série de iniciativas das instituições financeiras para uma jornada de transformação digital e para uma sociedade mais sustentável, com menos circulação de moeda em espécie, menos riscos ligados ao dinheiro físico e menos impacto ambiental.

O Pix é gratuito?

Para pessoas física, sim, é grátis. Para pessoas jurídicas, é preciso conferir as taxas e condições com a sua instituição financeira. 

O Pix permite transferir valores entre contas de diferentes instituições?

Sim. Você vai poder transferir e receber valores de ou parar qualquer conta que seja vinculada ao Pix. 

Quem pode usar o PIX?

Qualquer pessoa ou empresa que tenha uma conta-corrente ou conta poupança aberta com a gente e utilize o nosso aplicativo Sicredi. Dá para usar o Pix em transações entre pessoas físicas e jurídicas. Para os usuários do nosso aplicativo Sicredi App, essa novidade entrará em breve.

Preciso de um novo aplicativo para usar o PIX?

Não. Você fará o seu cadastro e utilizará o Pix pelo próprio aplicativo do Sicredi. Se ainda não tem, baixe na Apple Store ou na Google Play.

O PIX estará disponível em todos os aplicativos do Sicredi?

Inicialmente, o Pix estará disponível apenas no aplicativo Sicredi e Woop Sicredi. Os aplicativos Sicredi X e Sicredi App devem contar com o Pix em breve.

Quando vou poder usar?

A partir de 16 de novembro de 2020 essa novidade vai estar pronta para uso no aplicativo Sicredi e Woop Sicredi. Mas o cadastro para ter acesso ao serviço começa em 5 de outubro, podendo ser realizado pelos apps.

Vai ser seguro usar o Pix?

Com certeza. Todas as operações serão criptografadas, rastreadas e monitoradas 24 horas por dia, todos os dias da semana, seguindo os mais rigorosos protocolos e com um sistema que se comunica diretamente com o Banco Central para evitar fraudes. No DICT (Diretório de Identificadores de Contas Transacionais), componente que armazenará as informações das chaves Pix, os dados dos usuários também são criptografados. Ainda existem mecanismos de proteção que impedem varreduras das informações pessoais, além de indicadores que auxiliam os participantes na prevenção contra fraudes e lavagem de dinheiro.

Dicas de como garantir a segurança:

  • Utilize somente o aplicativo e site oficial do Sicredi ou serviços de pagamentos para cadastro de chaves.
  • O seu celular deve ser mantido sempre bloqueado com senha ou biometria, e o aplicativo do Sicredi deve ser desconectado ao terminar de usar.
  • Cuide ao clicar em links em e-mails, mensagens e redes sociais e não clique em nada vindo de pessoas ou organizações desconhecidas.
  • Cheque o remetente do e-mail for o mesmo do site do banco.
  • Ligações também podem ser falhas, fique atento!
  • Não baixe arquivos de sites fraudulentos sobre o Pix, podendo infectar o seu dispositivo.
  • Não enviamos e-mails ou SMS com links para que as pessoas cliquem e se cadastrem.
  • Assim como nas transações de TED e DOCs, as informações pessoais trafegadas nas transações do Pix estão protegidas pelo sigilo bancário, de que trata a Lei Complementar nº 105, e pelas disposições da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Veja também

Publicado há 1 mês, em 20/03/2024

Descomplicando o Imposto de Renda: o que é, prazo e quem deve …

Publicado há 6 meses, em 09/10/2023

Drex não é PIX

Publicado há 3 meses, em 27/12/2023

Principais dúvidas sobre o seguro residencial do Sicredi