O que é Capital Social?

Uma cooperativa possui diversas vantagens que você pode ter ao se tornar um associado. Todos os associados têm participação econômica nos rendimentos, mas, para isso, devem ingressar com um número mínimo de quotas-partes. A soma de todas forma o Capital Social, que faz parte do patrimônio da Cooperativa.

Mas isso significa que o associado está sendo taxado antes de entrar para a Cooperativa? Não! Ele estará adquirindo uma parte da instituição e se tornando um dos donos do negócio. Com essa contribuição, ele tem o direito de usufruir todos os produtos e soluções financeiras disponibilizados pela instituição.

Enquanto você for um associado, poderá integralizar de forma voluntária quantas quotas-partes quiser. Isso se torna uma contribuição direta para o crescimento sustentável da Cooperativa e, como contrapartida, o associado recebe valores com juros sobre a cota capital e, também, na distribuição de resultados. Isso significa que quando a instituição apresentar resultados positivos, o associado poderá compartilhar desse valor.

Por que o nome capital social?

Diferente de outras instituições financeiras, em que o capital pertence aos acionistas, no Sicredi, ele pertence à sociedade (pessoas), por isso o nome “capital social”. No entanto, sem um capital próprio, a cooperativa perde a sua independência financeira e, quanto maior o seu capital, maior a concessão de crédito para o associado.

 

Ainda ficou com dúvidas? Fale com a gente!

Quer ser nosso associado? Clique aqui que entramos em contato com você.

Veja também

Publicado em 16/08/2021 às 09:54

Quer ser dono de uma instituição financeira? Descubra como!

Publicado em 22/04/2021 às 22:47

Como a evolução do ambiente regulatório favorece a implantação do Open Banking …

Publicado em 29/06/2021 às 11:09

Meus investimentos estão seguros na Cooperativa?