Como reconhecer um golpe financeiro?

Apesar dos esforços para a diminuição de golpes financeiros, as instituições e órgãos reguladores do segmento continuam registrando aumento nesta atividade criminosa. O início de uma nova era digital também trouxe uma maior diversificação nos tipos de golpes aplicados. Por isso, a Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG reuniu informações para que você possa ficar alerta sobre os tipos de golpes financeiros e como se prevenir.

Engenharia social

Muitos golpistas induzem pessoas a repassar dados confidenciais ou abrir links de sites falsos ou que contenham vírus. Para isso, eles entram em contato se passando por colaboradores de instituições financeiras, tentando convencê-lo a passar suas informações confidenciais. “Nós nunca entraremos em contato pedindo sua senha ou o código de segurança do cartão de crédito. Também não solicitamos acesso ao aplicativo ou a atualização do dispositivo. Caso façam essas solicitações para você, não forneça nenhum dado e procure sua Cooperativa”, explica o gerente de Controles Internos da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, Volnei Anesi.

WhatsApp clonado

Há criminosos que “clonam” o seu número e se passam por você para pedir dinheiro aos seus contatos. Para evitar isso, ative a opção “Verificação em duas etapas”. Você encontra essa funcionalidade ao abrir o WhatsApp e ir em Configurações/Ajustes > Conta > Verificação em duas etapas. Assim, você cadastra uma senha que será solicitada periodicamente pelo app e fica mais seguro. Nunca informe essa senha, o código de verificação ou seus dados pessoais para outra pessoa. O mesmo vale para o contrário: caso algum de seus contatos peça a você para realizar alguma transação, confirme se quem está falando é realmente a pessoa que conhece.

Sites falsos

Fique atento a promoções e preços muito abaixo do valor de mercado nas suas compras online. Confira a reputação da loja em que está comprando em sites de reclamação de consumidores e nas redes sociais. “Se você gostou de um produto e aparece uma proposta tentadora na rede social, e for de uma instituição já conhecida, sugiro você não clicar no link. Vá direto no site da empresa e faça essa compra”, frisa Anesi. No caso dos leilões eletrônicos, desconfie dos que solicitam o pagamento direcionado a pessoas físicas.

Pedido de dados por telefone

Nunca forneça senhas, tokens, código de ativação dos dispositivos de segurança por telefone, WhatsApp, SMS ou e-mail. “O fraudador liga e induz a pessoa a ligar para um contato. O golpista não desliga a ligação, e quando você digita o número de telefone indicado, a pessoa ainda está na chamada. Essa é uma estratégia muito comum que vem ocorrendo”, detalha o gerente. Desconfie se receber mensagens em nome do Sicredi com pedidos como este, pois não fazemos.

Atualização cadastral

Você pode receber e-mails solicitando recadastramento e atualização cadastral. Essas mensagens contêm links falsos que coletam dados bancários e senhas. Lembre-se, nós nunca pedimos as suas senhas, elas devem ser utilizadas apenas em suas transações financeiras.

O Sicredi possui uma cartilha sobre segurança, com dicas que podem auxiliar no dia a dia, a se prevenir contra golpes. Clique aqui e acesse a cartilha

Veja também

Publicado há 10 meses, em 30/05/2023

5 dicas de segurança para suas compras online

Publicado há 1 ano, em 14/03/2023

Dia do Consumidor: Saiba como comprar com segurança, sem perder as ofertas

Publicado há 8 dias, em 20/03/2024

Descomplicando o Imposto de Renda: o que é, prazo e quem deve …