Cenário de altas de juros em 2022: quais os desafios e oportunidades para a renda fixa e a renda variável?

Quando falamos em investimentos, logo pensamos em oportunidades, riscos e desafios para a melhor alocação dos recursos acumulados. Porém, sem o devido preparo e conhecimento, às vezes pulamos o passo a passo da jornada do investidor. Nesse cenário, devemos começar os nossos investimentos pessoais respeitando uma jornada e uma carteira adequada ao perfil do investidor, além das variáveis básicas de qualquer investimento: rentabilidade, liquidez e risco.

Antes de entendermos qual o cenário econômico no qual estamos vivendo e qual é a melhor decisão, devemos entender que não existe o melhor investimento ou o investimento com a melhor rentabilidade, mas sim qual é a melhor decisão para a nossa realidade e o nosso perfil de investidor. E, nesse sentido, devemos entender a diferença entre renda fixa e renda variável, especialmente para aqueles que estão iniciando os seus investimentos.

A renda fixa, que é, basicamente, aquela aplicação financeira em que você sabe como a sua remuneração será calculada no momento do aporte, podendo ser pós-fixada, ou seja, atrelada à variação do CDI ou IPCA, ou então pré-fixada, no qual a taxa de juros será fixa pelo período estabelecido. Além disso, títulos de renda fixa representam um contrato de dívida com o investidor, emitido ou pelo governo ou por instituições privadas, por um determinado período.

Este período, já acordado na contratação do investimento em renda fixa, possui um vencimento para ser liquidado, além de poder haver carência (período pelo qual o recurso deverá estar aplicado para receber a rentabilidade) e trava (período pelo qual o recurso não pode ser resgatado).

Os produtos de investimentos em renda fixa negociados pela Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, são: Poupança, SicredInvest, RDC, LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) e Fundos de Investimentos DI.

Por outro lado, a Cooperativa também tem produtos de investimento em renda variável que, como o próprio nome indica, não prevê os rendimentos no momento da aplicação, ou seja, você não saberá quanto receberá no futuro, podendo haver oscilações de valor no capital aplicado, pois são precificados de acordo com oferta e demanda – assim como ocorre com ações negociadas em bolsas de valores. Porém, essa falta de previsibilidade e alto risco pode ser compensado com retornos maiores. Portanto, os produtos em renda variável não possuem prazo e remuneração definida, além de não representarem emissões de dívidas.

Os produtos de investimentos em renda variável negociados pelo Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, são: Fundos de investimentos em Ações, Cambiais e Multimercados.

Tendo em vista esses fatores, devemos considerar algumas variáveis para a tomada de decisão, tal como o risco do investimento, podendo ser de crédito (a instituição pela qual está emitindo o título não honrar as suas dívidas), de mercado (oscilação no preço dos ativos, tal como ações e cotas de fundos) e de liquidez (não conseguir resgatar antes do prazo ou ter que vender por um preço não justo). Além disso, devemos considerar a rentabilidade que o investimento pode nos proporcionar e o prazo pelo qual devemos estar aplicando o recurso.

Não apenas as variáveis dos investimentos, mas, também, sabermos planejar como alocar os nossos recursos, é fundamental para o desempenho da nossa carteira, mitigando os riscos e alavancando os retornos, de forma diversificada e com uma correlação negativa entre os ativos. E para a tomada desta decisão, devemos considerar o cenário econômico nacional e internacional.

A guerra entre Ucrânia e Rússia, maiores níveis de inflação para o mês de março, alta de juros nos EUA e no Brasil, valorização do Real perante o Dólar, crescimento nos setores de produção, elevação da inadimplência, valorização de empresas ligadas a commodities, bolsa de valores no mundo caindo, e projeção do relatório FOCUS para os principais indicadores da economia são alguns dos fatores que devem interferir em nossos investimentos para 2022.

Tendo em vista estes fatores, é possível projetar um alta de juros até o início 2023, o que é uma oportunidade para produtos de renda fixa pós-fixados, tal como o SicredInvest e LCA. Além disso, produtos como o RDC pré-fixado para o longo prazo, são outras oportunidades para quem quer se proteger contra a queda da SELIC em 2023 e 2024.

Já em renda variável, podemos estar posicionados em fundos de ações, considerando a volta da alta do índice Bovespa, além de oportunidades com fundos cambiais, com a queda do dólar.

Por fim, é importante o investidor ter a consciência que deverá trilhar a jornada do investidor, começando pelo básico e avançando aos poucos, adequado ao seu perfil de investimento, além de buscar informações e apoio com especialistas que podem agregar na melhor escolha dos produtos da sua carteira de investimentos.

O melhor investimento é aquele que você “deita a cabeça no travesseiro e dorme tranquilo”, sem preocupações.

 

Por: Assessoria de Investimentos da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG

Veja também

Publicado há 3 meses, em 27/12/2023

Principais dúvidas sobre o seguro residencial do Sicredi

Publicado há 5 meses, em 23/10/2023

6 vantagens do crédito consignado para funcionários públicos

Publicado há 1 mês, em 20/03/2024

Descomplicando o Imposto de Renda: o que é, prazo e quem deve …