Cartão de crédito: 6 dúvidas que todo mundo já teve algum dia

O cartão de crédito é uma forma prática de você fazer suas compras, oferecendo possibilidades como parcelamento, pagamento por aproximação, cartão virtual, programa de recompensas, e até seguros e assistências, dependendo da bandeira escolhida.

Mesmo com a popularidade e grande uso do cartão de crédito, ainda existem algumas dúvidas em relação a ele, que trouxemos aqui para explicar. Acompanhe a seguir!

“Posso usar meu cartão de crédito só aproximando na maquininha?”

Pode sim! Trata-se da funcionalidade Contactless, que permite realizar pagamentos apenas aproximando o cartão (bem pertinho) da máquina. Para usar o pagamento por aproximação, observe se o seu cartão possui o símbolo abaixo, além de aproximá-lo de uma máquina de cartões habilitada para essa tecnologia.

“Então se eu deixar meu cartão na bolsa ou no bolso, ele efetua compras por aproximação?”

Isso é um mito. O cartão precisa estar muito próximo da máquina para efetivar a compra. Fique tranquilo!

“É seguro usar meu cartão em compras na internet?”

Sim! Para garantir ainda mais segurança, no Sicredi você tem a opção de gerar um cartão virtual no seu aplicativo. Esse é um modo prático e seguro de fazer compras na internet, em aplicativos ou serviços online, tanto em transações únicas, como naquelas recorrentes, de assinatura, que são cobradas todos os meses.

Como funciona? Pelo aplicativo do Sicredi, você gera, virtualmente, um cartão com numeração, validade e código de segurança diferentes daqueles do seu cartão físico. É só clicar em Menu > Cartões > Cartão Virtual.

Dica: fique atento para sempre realizar suas compras em sites confiáveis, com selos de verificação e segurança. Se aparecer aquela oferta com preço quase inacreditável de um site que você nunca viu, desconfie!

“Cartão de crédito é só para criar dívidas?”

Há quem diga que o cartão de crédito é um vilão na hora das compras, pois você “não vê o dinheiro saindo da conta.” Mas como em qualquer situação da sua vida financeira, é preciso ter responsabilidade e consciência quando for usar o cartão, pois uma hora, inevitavelmente, a fatura chega.

Com organização e planejamento financeiro, o cartão de crédito pode ser seu aliado, funcionando como um organizador financeiro, centralizando suas compras e facilitando o seu dia, além de possibilitar parcelamento de compras.

“Preciso pagar taxas para ter um cartão de crédito?”

Não necessariamente! Sabia que aqui na Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG temos a opção de cartão de crédito internacional Visa ou Mastercard sem anuidade? Com aceitação nacional e internacional, esse cartão é ideal para você que precisa fazer suas compras à vista ou parceladas.

Também temos outras opções de cartões, como Sicredi Mastercard Black, Sicredi Platinum, Sicredi Gold, Sicredi Touch, entre outros. Nestes casos, você conta com diversas vantagens e benefícios exclusivos, e pode abater o valor da anuidade de acordo com a utilização, ou seja, quanto mais você usar, menos vai pagar no valor da anuidade.

“Posso participar do programa de recompensa?”

Sim! Esse é mais um dos benefícios dos cartões de crédito Sicredi, pois quanto mais você usa, mais você ganha. Confira as opções:

Programa de Recompensa dos Cartões Sicredi: acumule pontos que podem ser resgatados por eletrodomésticos, eletrônicos, vestuário, passagens aéreas, cashback em fatura, entre outros, através de uma plataforma online ou transferidos para os parceiros.

Programa Mastercard Surpreenda: com seu cartão Sicredi Mastercard, você também pode participar do Mastercard Surpreenda, um programa de benefícios em gastronomia, entretenimento, compras e serviços. Cadastre seu cartão em www.mastercard.com.br/surpreenda/sicredi e saiba mais.

Programa Vai de Visa: oferece ofertas exclusivas dentro e fora do Brasil. São descontos em restaurantes, hotéis, lojas e outras opções de serviços. Acesse www.visa.com.br/vaidevisa, cadastre seus cartões Sicredi Visa e consulte os estabelecimentos credenciados no programa.

Quer conhecer mais sobre as nossas opções de cartão de crédito? Clique aqui.

Veja também

Publicado há 5 meses, em 12/10/2023

Como abordar a Educação Financeira com crianças?

Publicado há 11 meses, em 26/04/2023

6 mitos e verdades sobre o cartão de crédito

Publicado há 7 dias, em 20/03/2024

Descomplicando o Imposto de Renda: o que é, prazo e quem deve …