5 dicas para curtir a viagem de férias sem preocupação

Nesta época do ano, com as férias escolares, muitas famílias aproveitam para viajar e se divertir com as crianças. Contudo, mesmo para quem que não tem filhos, este é um bom período para tirar alguns dias de descanso, sem deixar de lado o lazer e a curtição.

E para que tudo ocorra bem, sem nenhuma surpresa ou imprevisto, é importante escolher o destino, planejar e organizar toda a viagem, o que inclui definir um orçamento de gastos, reservar a hospedagem, decidir os passeios que vai fazer, entre outros detalhes.

Então, se você conseguiu uma folguinha para relaxar em família, com os amigos ou até mesmo sozinho, elaboramos cinco dicas de ouro para curtir a viagem de férias sem preocupação. Confira:

 

1 - Faça o seu roteiro de viagem

Tão importante quanto definir o destino da sua viagem, fazer um roteiro é a melhor maneira de organizar a rotina de férias para aproveitar muito e não gastar mais do que planejou.

Neste roteiro, é essencial que você inclua tudo o que irá fazer durante os dias de descanso, como passeios, despesas com transporte ou combustível, hospedagem etc., além de definir um orçamento para sua viagem.

Fazendo um roteiro, você fica mais seguro e previne contratempos que podem dar muita dor de cabeça.

Dica de extra: faça também uma relação de toda a documentação que possa precisar. Assim, ficará mais fácil para reunir tudo e não esquecer de nada.

 

2 - Coloque as contas essenciais em débito automático

Você pode até tirar férias, mas as contas e boletos vão continuar chegando, não tem jeito. 

Então, para evitar gastos extras com multa e juros ou, até mesmo, a suspensão do serviço devido ao atraso no pagamento de contas essenciais como água, luz, gás e internet, recomendamos que coloque essas despesas em débito automático.

Se você já é um associado do Sicredi, basta acessar nosso aplicativo ou Internet Banking para programar o pagamento de todas as contas. 
Entretanto, vale lembrar que o agendamento não vale apenas para suas férias não. Deixar tudo em débito automático dá uma força na sua organização financeira e garante mais tranquilidade no seu no dia a dia.

 

3 - Separe itens importantes com antecedência

Chinelo, meias, óculo de sol e todos os looks que você vai usar durante a viagem. Tudo isso é muito importante, mas você também não pode esquecer de levar itens como documentos pessoais (RG, habilitação etc.), dinheiro, cartões de crédito e débito.

Recomendamos que você faça uma lista de todos os documentos que precisa levar e separe tudo com a máxima antecedência possível.

Vai viajar para fora do Brasil? Lembre-se de também separar o seu passaporte com os vistos necessários e não esqueça do comprovante de vacinação, já que muitos destinos exigem a comprovação de imunização contra algumas doenças.  

 

4 – Ative o Aviso Viagem do seu cartão de crédito

Viagens para o exterior exigem mais antecedência na organização, pois envolvem questões relacionadas ao seu passaporte e o visto de entrada no país de destino.

Além disso, você também precisa considerar como vai pagar suas despesas ao longo da viagem. Vai levar papel moeda, cartão de viagem pré-pago ou vai usar apenas o cartão de crédito?

Para evitar imprevistos, o ideal é levar uma parte do dinheiro da viagem em espécie, na moeda local para pagar coisas do dia a dia, como um café, por exemplo, e outra parte disponível no cartão para compras com valores mais altos. 

Se o seu cartão de crédito Sicredi é internacional, você pode habilitá-lo para uso no exterior diretamente pelo nosso aplicativo ou Internet Banking, informando o período que estará viajando.

Outra dica muito importante é que você pode contar com as nossas soluções em câmbio para comprar moeda estrangeira e o cartão pré-pago recarregável, garantindo vários benefícios.  

 

5 – Faça a revisão do carro antes de pegar a estrada

Se sua viagem for de carro, é essencial garantir que tudo esteja em ordem com o veículo. Afinal, a falta de manutenção pode colocar em risco toda a diversão.

Imagina só, toda a família animada para a viagem. Vocês pegam a estrada e, do nada, o carro para no acostamento e precisa ser guinchado. Sem contar que isso pode gerar um gasto inesperado.

Para evitar esse tipo de imprevisto, leve o seu veículo em um mecânico de confiança para que ele faça uma revisão geral, conferindo a situação dos pneus, freio, nível de óleo, faróis e demais itens necessários para uma viagem segura.

E para garantir ainda mais tranquilidade para você e sua família, o Seguro Auto garante proteção extra para o seu carro.

Ah, é claro que toda a documentação do veículo precisa estar em dia e vocês não podem esquecer de usar o cinto de segurança, combinado?

Com estas dicas, temos certeza de que você irá aproveitar ainda mais sua viagem. Mas, se você tiver algum imprevisto financeiro durante suas férias, converse com o seu gerente ou fale com a gente em um dos nossos Canais de Atendimento.

Lembrando que temos mais de 2,2 mil agências espalhadas em todas as regiões do país para te receber com um bom cafezinho e atendimento próximo.

Ainda não é um associado? Clique aqui para localizar a agência mais próxima e abra sua conta.

 

Veja também

Publicado há 6 meses, em 12/10/2023

Como abordar a Educação Financeira com crianças?

Publicado há 11 meses, em 26/04/2023

6 mitos e verdades sobre o cartão de crédito

Publicado há 1 mês, em 20/03/2024

Descomplicando o Imposto de Renda: o que é, prazo e quem deve …