5 dicas para começar a investir agora mesmo

Quer começar a investir e não sabe como? Não se preocupe, essa não é só uma dúvida sua. Muitas pessoas não têm o hábito de poupar e acabam adiando seus sonhos por não ter a orientação adequada.

Muito se fala em educação financeira, que precisamos refletir sobre esta questão tão importante em nossas vidas. Tudo passa pela forma como somos educados e, também, precisamos entender que educação financeira não é só a questão de guardar, mas sim saber o que você recebe e o quanto tem para pagar.

É necessário olhar para todas as suas despesas: água, luz, internet, impostos, seguros de veículos e de vida, aluguel, diversão, e colocar tudo no papel. Após, você começa a entender as suas finanças e de que forma pode montar sua carteira de investimento.

Mas antes de iniciar, é importante que tenha seus objetivos definidos e seja fiel a eles. Por isso, precisamos elencar as prioridades em nossa vida, definir o motivo para começar a investir e quanto se dispõe a poupar mensalmente (ex.: 30% da renda).

Se liga em alguns motivos que separamos para você:

1) Amadurecimento Aplicar fortalece seu comportamento emocional de como lidar com o dinheiro e você passa a não sofrer por gastar ou por guardar, tornando realidade a felicidade do seu sonho. Você começa a ter paixão pela estratégia dos investimentos.

2) Reserva de emergência É importante que você separe um valor para uma emergência que não estava prevista, podendo ser uma aplicação programada mensalmente, como a poupança. O ideal é que tenha acumulado, no mínimo, um valor que possa lhe manter de 6 a 12 meses, caso perca a sua principal renda, por exemplo.

3) Planejamento dos recursos Definir seus objetivos é essencial para saber o que quer fazer com o valor que está investindo. Para isso, aloque seus investimentos conforme o seu perfil (conservador, moderado, arrojado) – assim encontrará mais facilidade nas suas escolhas e realizações.

4) Realização dos sonhos Seja uma viagem, casa tão desejada, carro do ano ou passar as férias com toda a família, o investimento pode lhe proporcionar alegrias e experiências únicas. Por isso, seja disciplinado ao guardar suas economias e, ao cumprir com seu objetivo, não tenha medo de gastar. Afinal é a realização do seu sonho.

5) Independência financeira Para viver com tranquilidade, segurança e qualidade de vida, você pode fazer o dinheiro trabalhar para você. Aplique para viver dos rendimentos e ter a aposentadoria que tanto desejou.

Lembre-se: diversificar a sua carteira de investimento também é muito importante. É possível fazer isso por meio de uma consultoria de investimento e assim ser mais certeiro nas suas aplicações, para não ter dor de cabeça escolhendo suas estratégias na hora de investir. Para isso, você pode contar com o Sicredi! Nossa equipe de colaboradores está à disposição para lhe apoiar nas escolhas de acordo com o seu perfil.

Ficou com alguma dúvida? Fale com a gente!

Veja também

Publicado quarta às 09:14

Black Friday 2021: o checklist do consumo consciente

Publicado em 12/11/2021 às 11:35

5 dicas para começar a guardar dinheiro hoje mesmo

Publicado em 25/10/2021 às 17:11

Energia solar permite economia na conta de luz