5 dicas para começar a guardar dinheiro hoje mesmo

Manter as receitas (o quanto você ganha) e as despesas sob controle é o primeiro passo para uma vida financeira sustentável. Mas não é o único: há que se fazer também uma reserva financeira.

Saber lidar com o dinheiro, permite que você tenha melhores condições de viver o presente e ainda possa planejar seu futuro. Confira as dicas que preparamos para você se organizar e começar a guardar dinheiro hoje mesmo:

1. Defina seus objetivos financeiros: sempre que você começar um planejamento é preciso ter em mente quais são seus objetivos. Isso ajuda você a visualizar o ponto de chegada e a monitorar seu desempenho. Qual seu objetivo ao guardar dinheiro? Trocar de carro ou de casa?  Fazer uma reserva financeira para sua aposentadoria? Pagar a faculdade dos filhos?  Coloque no papel a quantia, o prazo e a destinação dos recursos.

2. Faça um planejamento: sabendo onde você quer chegar, é preciso fazer um planejamento. Comece colocando na ponta do lápis (papel, planilha, o que lhe for mais conveniente) as suas fontes de renda e seus gastos (despesas). O saldo dessa conta precisa ser sempre positivo. Se a conta não fecha, reveja seus gastos ou encontre uma forma de obter renda extra.  De olho no objetivo e no prazo estipulado, calcule o quanto você precisa economizar mensalmente para chegar lá. Por exemplo, se deseja economizar 10 mil em 5 anos, você precisa guardar pelo menos R$ 166 ao mês - isso sem contar com o rendimento de investimentos nesse período. Se você conseguir economizar mais, pode reduzir o prazo.

3. Monitore os gastos: saber onde você gasta seu dinheiro é um passo básico para uma boa educação financeira. Guarde as notas e registre os gastos do dia a dia. É preciso anotar tudo, desde as contas de luz até o café depois do almoço, além de presentes para familiares. O objetivo aqui é ter um cenário onde você possa ver onde está gastando demais e como pode racionalizar esses gastos com o objetivo de sobrar mais dinheiro. Lembre-se, nosso cérebro não registra os pequenos gastos do dia a dia que, quando somados, podem gerar um montante surpreendente.

4. Economizar é compromisso: da mesma forma que a conta de luz é um item obrigatório nas suas despesas, o valor destinado a reserva financeira também deve ser. O dinheiro a ser guardado não deve ser separado no final do mês, depois de todos os gastos. Ele precisa ser visto como uma conta obrigatória, com a reserva feita logo no início do mês, reduzindo a chance não conseguir guardar ou até mesmo faltar.

5. Fale sobre dinheiro com a sua família e busque informação: a educação financeira precisa ser um assunto presente no dia a dia das famílias. Falar sobre os gastos, criar o hábito de economizar (lembre-se daquela luz que fica ligada por mais tempo do que o necessário), são formas de trazer a família para um projeto financeiro que irá beneficiar a todos. Quando todos compartilham do objetivo, é mais fácil manter todos engajados. Da mesma forma, fale sobre investimentos e busque informações.

Dicas extras para empreendedores e autônomos:

1. Se você tem renda variável, pode ter dificuldade em monitorar seus ganhos. A dica é tomar nota de tudo o que ganhou nos últimos 12 meses, identificando a renda máxima e mínima e a média mensal. Recomenda-se que seus gastos estejam contidos no valor mínimo para evitar problemas. Nos meses com maior renda, você pode guardar, compensando a queda nos meses de maior dificuldade.

2. Não misture os bolsos. É importante separar os recursos do negócio daqueles da pessoa física. Defina um valor para você, efetuando as retiradas para suas despesas pessoais e administre os orçamentos de forma separada.

E, claro, sempre que seus ganhos superarem a expectativa inicial, ou você receber algum valor extra (como a restituição do imposto de renda, por exemplo), guarde o valor extra. Isso irá reforçar sua reserva financeira e talvez até diminuir o prazo para alcançar seus objetivos.

Com um pouco de organização você pode começar hoje mesmo a planejar sua vida financeira, rever gastos e começar uma reserva. 

Quer saber mais sobre o nosso Programa Educação Financeira? Clique aqui.

Veja também

Publicado há 5 meses, em 12/10/2023

Como abordar a Educação Financeira com crianças?

Publicado há 11 meses, em 26/04/2023

6 mitos e verdades sobre o cartão de crédito

Publicado há 8 dias, em 20/03/2024

Descomplicando o Imposto de Renda: o que é, prazo e quem deve …