5 dicas de cartão de crédito para você ler agora!

Antes de ler esse conteúdo é importante que você tenha o cartão de crédito como seu aliado. Muitos acabam perdendo o controle sobre os gastos com o seu cartão e ficam endividados – mas ao contrário do que se pensa, o cartão se utilizado de maneira consciente e responsável, pode trazer muitos benefícios e organização financeira para sua vida. Ou seja, de vilão ele passa a ser o mocinho da história: sendo seu aliado na sua educação financeira, além de conquistar benefícios ao utilizá-lo com consciência.

Ficou curioso? Então confira 5 dicas que separamos para você:

1. Comodidade e segurança nas suas compras

A primeira dica já vem em forma dupla: além da comodidade em realizar compras parceladas, ou pela internet de onde, quando e como você quiser – você também conta com a segurança.

No Sicredi, por exemplo, você recebe a notificação por SMS e pelo próprio aplicativo da sua conta, quando realizada uma compra. Assim, se houver alguma divergência ou compra não efetuada, você pode bloquear o cartão imediatamente e contatar a sua instituição financeira ou a própria bandeira.

Além disso, com o cartão você evita utilizar dinheiro em espécie ou cheques, o que minimiza a perda em caso de assaltos ou extravios.

2. Anuidade gratuita ou com bônus

Ao escolher o seu cartão de crédito, escolha uma instituição financeira de confiança e que pensa na sua comodidade. Hoje, dentre vários exemplos, a Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG possui vantagens na anuidade de cartão exclusivas para seus associados.

Em 2020, uma super novidade que a instituição financeira cooperativa trouxe é a isenção da anuidade do cartão de crédito internacional (Visa ou Mastercard), ou seja, você faz compras à vontade (e com consciência!) e não paga nenhuma tarifa de anuidade por isso. Também, se você optar por outro cartão de crédito da Instituição Financeira Cooperativa, como Gold, Platinum ou Black, você ganha descontos na anuidade conforme a utilização do seu cartão – podendo chegar também a isenção.

Por isso, antes de escolher um cartão de crédito para você, avalie os benefícios e a segurança que a sua instituição financeira traz para você.

3. Programa de Recompensas

O cartão pode trabalhar para você. Como? Por meio dos programas de recompensas. Existem muitos cartões de crédito que têm ótimos programas de recompensas, como descontos em restaurantes, cinema, lojas on-line, além de poder trocar por produtos ou até mesmo cashback (crédito na sua fatura).

Bacana né? Mas não faz sentido você sair gastando para acumular pontos. Entenda qual é o seu gasto médio mensal e busque entender com o seu gerente de conta qual é o programa de recompensa que pode te beneficiar mais.

4. Organizador financeiro

Como já comentamos por aqui, muito do que se pensa é que o cartão de crédito mais atrapalha do que ajuda – mas pelo contrário! Ele pode ser um excelente organizador dos seus gastos. Você pode utilizar da fatura digital para acompanhar as despesas diariamente. Assim, você pode separar por categorias, identificando para onde está indo seu dinheiro.

Outra dica de organização é centralizar suas compras no cartão de crédito e atribuir a data de pagamento da sua fatura para o dia do seu recebimento (ou próximo a ele) – assim você consegue analisar, evita pagar com atraso e consegue organizar ainda mais suas despesas de forma única.

Mas importante: seja disciplinado! Não gaste mais do que ganha, fique de olho no seu limite, sempre pague o total da fatura e nunca atrase o pagamento!

5. Tenha cuidado ao utilizar seu cartão

Além de ter a disciplina, ser organizado e utilizar o cartão a seu favor, é preciso ter cuidados e usá-lo com muita segurança. Na hora de fazer uma compra presencial com o seu cartão, verifique se o vendedor digitou o valor e as parcelas corretas que você optou. Também, nas compras on-line, você precisa ter ainda mais atenção. Na hora de comprar tenha certeza que a empresa é idônea – peça referências, pesquise em sites de reclamações (Reclameaqui, ou órgãos como Procon) e converse com amigos. Desconfiou? Certifique-se! Valores muito baixos ou excelentes benefícios em um produto ou serviço pode sim ser fraudes, por isso sempre desconfie e valide sua compra.

E para sua maior segurança nas compras virtuais, o Sicredi possui agora o Cartão Virtual - é um modo prático e seguro de fazer compras na internet, em aplicativos ou serviços online, tanto em transações únicas, como naquelas recorrentes, de assinatura, que são cobradas todos os meses. Pelo aplicativo do Sicredi, você gera, virtualmente, um cartão com numeração, validade e código de segurança diferentes daqueles do seu cartão físico, oferecendo, inclusive, um CVV temporário. Basta usar essas informações no momento de preencher os dados.

Ficou interessado? Conte com a Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG para tirar suas dúvidas e solicitar seu cartão de crédito, utilizando de maneira segura, consciente e com facilidade.

Veja também

Publicado há 29 dias, em 20/03/2024

Descomplicando o Imposto de Renda: o que é, prazo e quem deve …

Publicado há 6 meses, em 09/10/2023

Drex não é PIX

Publicado há 3 meses, em 27/12/2023

Principais dúvidas sobre o seguro residencial do Sicredi