4 dicas para melhorar a gestão financeira do seu agronegócio

Independente da área de especialidade, o produtor rural também se torna um empreendedor. Por isso, é fundamental estar atento a todos os aspectos envolvidos na gestão, e o setor de finanças é um dos principais. Afinal, o sucesso do negócio está diretamente ligado à saúde financeira.

Ter um planejamento bem estruturado, manter o controle do fluxo de caixa, ter clareza dos custos com a produção e saber usar ferramentas tecnológicas para otimizar essa parte do gerenciamento são passos cruciais na gestão financeira. Veja abaixo mais detalhadamente dicas de como implementar estas 4 iniciativas e melhorar a gestão financeira do seu agronegócio.

1) Faça um planejamento financeiro

O primeiro passo para colocar as finanças em ordem é criar um planejamento financeiro. Nessa etapa você precisará identificar todos os seus custos e colocá-los na ponta do lápis. Após esse levantamento, analise: você conseguirá arcar com todos os seus compromissos? Aqui é o momento de avaliar como está a situação financeira da sua fazenda.

2) Tenha o controle do fluxo de caixa

O controle de fluxo de caixa é essencial para qualquer negócio. No agro não poderia ser diferente. O produtor precisa ter total conhecimento de todas as receitas e despesas da sua atividade agropecuária. Ter esses dados organizados é fundamental para administrar melhor a fazenda, uma vez que essas informações devem ser utilizadas para ajudar na tomada de decisões.

3) Fique atento aos custos de produção

Cada atividade agropecuária tem a sua particularidade e os gastos são variáveis. No entanto, você precisa estar atento aos seus custos com a sua produção. Afinal, isso impactará diretamente no resultado da sua propriedade. Tenha um olhar técnico e seja estratégico nas suas escolhas. Analise rigorosamente o seu negócio e identifique custos que possam ser reduzidos e oportunidades, como a compra antecipada de insumos, que pode garantir mais rentabilidade para você, negociação ou troca de fornecedores, por exemplo.

4) Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia vem para ajudar o produtor rural. Atualmente é possível encontrar uma série de softwares de gestão cada vez mais eficientes, muitos especializados em negócios do setor agro. Encontre a solução que melhor se adeque a sua necessidade. O investimento pode trazer bons retornos, além de deixá-lo mais seguro nas decisões.

Agora que você já conhece as dicas para melhorar a gestão da sua fazenda, está na hora de começar a fazer bons negócios.  Nós somos parceiros do Agtech Garage, um dos principais hubs de inovação do setor a nível mundial, e temos algumas iniciativas para fomentar a inovação no agro. Assim, acompanhamos constantemente o surgimento de novas tecnologias que possam auxiliar produtores rurais a desenvolverem sustentavelmente suas atividades.

Saiba porque somos a alternativa para o seu agronegócio. Conheça nossos produtos, escolha o que melhor atende a sua necessidade e abra a sua conta com a gente.

Veja também

Publicado há 1 ano, em 30/09/2022

Seguro Rural: o que é e para quem ele é indicado?

Publicado há 1 ano, em 28/09/2022

Consórcio agro: chegou a hora de fazer o seu negócio prosperar

Publicado há 29 dias, em 20/03/2024

Descomplicando o Imposto de Renda: o que é, prazo e quem deve …