Vida, carreira e profissão são temas de programas da Cooperativa

Nesta semana, módulos do Sicredi Mulher e do Líder Jovem da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG focaram na necessidade de conciliar estes assuntos para viver melhor

O sucesso na concretização das metas é fundamental para uma qualidade de vida, mas, além disso, também é importante ser feliz nas suas escolhas. Nem sempre é fácil, mas para ajudar as 570 mulheres do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais, e os 420 jovens, também dos três Estados, que participam das primeiras turmas deste ano do Sicredi Mulher e do Líder Jovem, respectivamente. Nos módulos online da última semana, o foco esteve na carreira profissional dos participantes.

O assunto tratado nesta edição do Sicredi Mulher, está integrado ao pilar profissão da metodologia do Ikigai, e teve a participação da mestre em Administração de Empresas, consultora empresarial e master coaching, Neidi Cassol. Contando com a participação das mulheres via chat, Neidi abordou durante a transmissão sobre a autocobrança, autocrítica e o sentimento de culpa.

– Estes sintomas precisam ser tratados. Uma das formas de diminuí-los é parar com a autocrítica e abrir mão da ilusão do perfeccionismo, porque ele não existe, pois todas as pessoas têm virtudes e defeitos. Não podemos deixar de aproveitar as oportunidades se autossabotando – orienta Neidi.

Para melhorar estas sensações, a profissional dá algumas dicas. “Aceite elogios, porque a maioria deles é cabível e por merecimento, reconheça e valide seus pontos fortes, valorize seus talentos. Não se compare, a comparação mais valiosa que podemos fazer é com nossa versão anterior, é preciso enxergar a nossa evolução diária. Abra mão de querer acertar sempre, pois o ser humano falha e aprendemos com os erros, sempre buscando melhorar com os processos que não saíram de acordo com o planejado. Não precisamos controlar tudo, entenda que está tudo bem não dar conta de ‘mil coisas’ ao mesmo tempo, valorizar o que temos de melhor, e o que fizemos com esforço e dedicação é essencial. Assim vamos admitir que não somos perfeitas e conseguiremos ser felizes com nossas escolhas”, aconselha Neidi.

Já na última edição do programa Líder Jovem, o doutor na área de Inovação, Alexandre Garcia, trouxe um contexto sobre as profissões clássicas e as novas profissões - criadas com o avanço das tecnologias e necessidades – estão em alta no mercado, além de diversas dicas para estimular os participantes a seguirem seus sonhos, a identificarem as áreas que mais gostam, a desenvolverem suas aptidões e habilidades, e focar nas suas competências.

Programas

Além dos encontros online e presenciais já realizados pelos dois programas, ainda restam dois módulos digitais. No Sicredi Mulher, os próximos temas são: “Sucesso com propósito” e “Valor ou preço”. Enquanto no Líder Jovem, serão abordados: “Empreendedorismo” e “Minha grana”, além do encontro presencial, para fechar a primeira turma de 2022.

Veja também

Publicado em 12/07/2022 às 09:40

Líder Jovem e Sicredi Mulher contemplam mais de mil participantes de três …

Publicado em 12/07/2022 às 09:40

Líder Jovem e Sicredi Mulher contemplam mais de mil participantes de três …

Publicado hoje às 09:06

Sicredi lança plataforma de cursos on-line e aberta ao público