Sucessão Rural: neto assume propriedade rural que é referência em Cunha Porã/SC

A dedicação do avô em tudo o que faz no meio rural, impulsionou Fabiano Moacir Werlang Klaus a querer ficar no campo e fazer a sucessão rural

Quando um agricultor investe em uma propriedade rural – seja na aquisição da terra, de novas áreas, compra de maquinários ou animais –, tem como sonho que ela possa evoluir, mas principalmente que possa ter continuidade. Esse desejo foi alcançado pelo produtor, Oswaldo Antônio Werlang, de Cunha Porã/SC, que já tem garantida a sucessão rural.

Mesmo com algumas dificuldades, como ter que trabalhar a céu aberto também em dias frios e de chuva intensa, Oswaldo explica por que há tantos decidiu ficar no campo. “Na época que comprei a propriedade, não tínhamos outras alternativas e apostei neste negócio também porque fico realizado trabalhando no meio rural. Além disso, este setor é o suporte do nosso país, isso me impulsiona sempre”, relata.

O neto, Fabiano Moacir Werlang Klaus, vendo o amor do avô em tudo o que faz, decidiu permanecer na propriedade e ajudá-lo. “A partir dos 12 anos, o Fabiano começou a me apoiar, inicialmente em poucas coisas, depois ele foi tomando conta e hoje é o meu braço direito em tudo. Isso me deixa muito feliz, porque prova que tudo o que foi investido aqui valeu a pena e terá sequência”, relata Oswaldo.

Seguindo a linha do avô, Fabiano assegura que desde pequeno sonhava em trabalhar nas terras da família. “Sou grato a ele por tudo o que sei hoje, pois me ensinou a ser uma pessoa séria, tratar bem os outros, correr em busca do que desejo e a trabalhar direito. Com certeza, ele é minha inspiração. Além disso, vejo que a agricultura é necessária a todas as pessoas e que a sucessão familiar é a continuidade da vida, por isso me motivo todos os dias a fazer mais e melhor”, detalha.  

Esta excelência na propriedade é citada pelo engenheiro-agrônomo Auriverde, Thiago André Kuhn, que há oito anos apoia as ações desenvolvidas, através da Cooperativa. “Temos uma parceria de longa data, prestando assessoria técnica e oferecendo as tecnologias necessárias para a evolução deles. Atuamos com híbridos de milho, variedades de soja e cultivários de trigo. Por tudo o que fazem, o seu Oswaldo e o Fabiano tornaram a propriedade uma referência na nossa região, pois muitos produtores rurais se inspiram e os veem como modelo”, conta o engenheiro-agrônomo.

O Sicredi

De acordo com Fabiano, o Sicredi apoia todas as iniciativas para que possam desenvolver a propriedade. “A Cooperativa nos ajuda bastante, tanto para fazermos investimentos maiores, se não temos recursos próprios, como na disponibilização das linhas de crédito que sempre precisamos, além do custeio de lavouras para plantio. Por isso, ela é muito importante para nós e nos passa a segurança que precisamos”, avalia.

O colaborador, Marco Aurélio Buratto, afirma que poder apoiar as iniciativas desses associados é uma grande satisfação, porque o seu Oswaldo foi um dos primeiros a abrir conta na agência em Cunha Porã/SC. “Desde o começo, ele sempre trabalhou conosco, trazendo todos os seus negócios e investimento à Cooperativa. Além disso, são pessoas humildes, corretas, e para nós isso gera uma satisfação muito grande em poder contar a história deles, para inspirar outras pessoas”, salienta Buratto.

Veja também

Publicado em 16/09/2021 às 10:28

Produtor de café de Pedralva/MG inspira pela organização e empreendedorismo

Publicado em 02/09/2021 às 09:17

Empreendedorismo fortalecido na fé e na coragem

Publicado ontem às 16:02

Capitalismo Consciente em pauta no Sicredi